Concurso para primeiro troço da Alta Velocidade Porto-Lisboa lançado amanhã
O Governo vai lançar o concurso público internacional para o troço entre o Porto e Aveiro esta sexta-feira. Obra está orçada em 1.950 milhões e deverá entrar em funcionamento em 2030.
O concurso público internacional para o primeiro troço da Alta Velocidade Lisboa – Porto, que ligará o Porto a Oiã, no distrito de Aveiro, será lançado amanhã, anunciou o primeiro-ministro. Está prevista uma cerimónia no Pragal para assinalar o momento, com a presença de António Costa.
“Felizmente que esta semana na Assembleia da República foi possível haver um gigantesco consenso, à exceção do Chega que se absteve, para que ainda neste período de governo de gestão seja possível lançar o concurso. A Infraestruturas de Portugal está a realizar um grande esforço para que o concurso seja lançado nas próximas 24 horas”, afirmou o primeiro-ministro na Lousã, em declarações transmitidas pela RTP3.
Os cálculos do Executivo apontam para um custo de 1.950 milhões para o troço entre o Porto e Oiã (Aveiro), cuja construção deverá estar concluída em 2029, para entrar em funcionamento no ano seguinte. O segundo troço, entre Oiã e Soure, completa a chamada primeira fase do projeto, que permitirá encurtar a viagem entre Lisboa e Porto de 2h49 para 1h59.
O Governo considera que o lançamento do concurso público é decisivo para a aprovação da candidatura de Portugal a 729 milhões de euros do Mecanismo Interligar a Europa, que será decidida pela Comissão Europeia até julho. O Parlamento aprovou na terça-feira uma resolução do PS a instar o Governo a avançar com o lançamento do concurso.
A primeira fase da Alta Velocidade Lisboa – Porto tem um custo estimado de 3.550 milhões de euros, como avançou o ECO, e envolve duas Parcerias Público-Privadas.
Quando estiver concluída, a linha ferroviária de Alta Velocidade vai permitir viajar entre o Porto e Lisboa em 1h15, menos de metade das atuais 2h49. A obra será feita em três fases. A segunda ligará Soure ao Carregado e a terceira o Carregado à estação do Oriente, em Lisboa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concurso para primeiro troço da Alta Velocidade Porto-Lisboa lançado amanhã
{{ noCommentsLabel }}