Parceira da Galp no lítio recebe 942 milhões do BEI para expandir fábrica de baterias na Suécia

Valor servirá para expandir a capacidade da gigafábrica da empresa sueca no seu país de origem e faz parte de um financiamento de cerca de 4,6 mil milhões de euros.

A Northvolt recebeu um financiamento de 942,6 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento (BEI) para expandir a fábrica de baterias para veículos elétricos, no norte da Suécia, e integrar naquela unidade um sistema de reciclagem. O valor faz parte de um financiamento de cerca de 4,6 mil milhões de euros, considerado “o maior empréstimo ecológico obtido na Europa até à data”.

De acordo com a nota divulgada esta terça-feira, do bolo total deste financiamento, 453,6 milhões de euros são concedidos ao abrigo de uma garantia emitida pelo Riksgälden, o serviço nacional de dívida sueco, e 362,9 milhões de euros são garantidos ao abrigo do programa InvestEU, da Comissão Europeia. Por último, os restantes 126,1 milhões de euros da totalidade do pacote serão concedidos sob a forma de empréstimos através dos bancos comerciais.

Peter Carlsson, cofundador e diretor executivo da Northvolt, considera que este financiamento “é um marco importante para a transição energética europeia” pois permitirá atingir “todo o potencial da Northvolt” na produção de baterias.

Este será o segundo apoio financeiro que a parceira da Galp para a construção de uma refinaria de lítio em Portugal recebe num espaço de um mês para a construção de gigabaterias. A 8 de janeiro, o Financial Times dava conta que a Comissão Europeia tinha aprovado um cheque de 902 milhões de euros para a construção de uma fábrica na Alemanha.

Esta não é a primeira vez que a Northvolt recebe apoio do BEI. Em 2018, o BEI apoiou a empresa com um empréstimo de 52,5 milhões de euros, ao abrigo do programa InnovFin da União Europeia, a que se seguiu um empréstimo de 319 milhões para a construção da primeira fase da gigafábrica da Northvolt Ett, em Skellefteå, apoiado pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o antecessor do programa InvestEU.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parceira da Galp no lítio recebe 942 milhões do BEI para expandir fábrica de baterias na Suécia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião