Bruxelas dá luz verde à Generali para comprar Liberty por 2,3 mil milhões
Comissão Europeia considera que negócio "não suscita preocupações de concorrência", sobretudo no mercado de seguros não vida em Portugal, onde as operações da Liberty e Generali se sobrepõem.
A Comissão Europeia deu esta quinta-feira luz verde à compra da Liberty Seguros pela Generali, num negócio de 2,3 mil milhões de euros. Bruxelas considera que a operação não suscita preocupações de concorrência.
“A transação diz respeito principalmente ao setor de seguros não vida em Portugal, onde as atividades da Liberty Seguros e da Generali se sobrepõem”, explica a Comissão na sua decisão.
“A operação notificada não suscita preocupações em matéria de concorrência, dado o impacto limitado na concorrência nos mercados onde as empresas operam e o facto de as empresas continuarem a enfrentar a concorrência de vários rivais fortes. A operação notificada foi examinada no âmbito do procedimento normal de análise de concentrações”, acrescenta a mesma nota.
Reportando a dados de 2022, o conjunto Generali (Tranquilidade) e Liberty alcançam a liderança de mercado à Fidelidade nos ramos de Acidentes de Trabalho e Automóvel.
Foi a maior compra de 2023 entre seguradoras
A operação agora aprovada teve um preço final foi de 2,3 mil milhões de euros incluem apenas a operação direta nos três mercados, não estando incluídas a Liberty Specialty Markets, Liberty Mutual Reinsurance, Liberty Mutual Surety, Liberty IT e Hughes Insurance.
A Liberty Seguros era o maior negócio da Liberty Mutual fora dos Estados Unidos, com receitas de prémios 1,2 mil milhões em 2022 e perto de 1.700 empregados. O seu principal mercado é Espanha seguida de Portugal e Irlanda. Automóvel e Habitação são os principais ramos em que opera.
Em Portugal, a transação irá reforçar as linhas de negócio de Automóvel, Casa e Acidentes de Trabalho da Generali, bem como reforçar a rede de agentes. Segundo a Generali, “esta operação está totalmente alinhada com a aquisição de 2020 das Seguradoras Unidas e da AdvanceCare, o que elevou o Grupo à posição de segundo maior player no mercado Não Vida em Portugal.
Em Espanha, a Generali torna-se um dos principais players no mercado de seguros, a 4ª maior em Não Vida, reforçando o posicionamento do Grupo nos ramos Automóvel e Casa. A aquisição também vai trazer novos segmentos de cliente para oferecer soluções multiproduto mais abrangentes da Generali e abordar características de mercado específicas com capacidades de bancassurance reforçando a abordagem multicanal da Generali. A rede alargada de agentes e mediadores da Generali deverá alcançar mais de 7.000 intermediários, uma das maiores em Espanha.
Na Irlanda, a Generali entra no mercado Não Vida pela primeira vez e logo com uma quota de mercado situada no top 10, impulsionada por agentes e canais diretos. Em 2018, o Grupo libertou-se do Generali Pan Europe, um player de gestão de patrimónios Vida e employee benefits.
Em Portugal, a Liberty anuncia mais de 3.700 agentes e 833 mil clientes. Foi a nona maior seguradora em produção em 2022 com 253 milhões de prémios emitidos, a que correspondeu 2,1% do mercado. Já a Generali foi a 2ª maior seguradora com cerca de 1,2 mil milhões de euros de receitas e 9,7% de quota de mercado total. Neste momento a Génesis, marca da Liberty para o ramo automóvel, mantém-se ativa.
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