Professor da Universidade do Minho é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Estatística

  • Joana Abrantes Gomes
  • 19 Janeiro 2024

Luís Meira Machado vai liderar a Sociedade Portuguesa de Estatística até 2026. Objetivos do mandato passam por "estimular a investigação" e "aumentar a presença da estatística na sociedade".

Luís Meira Machado, professor do Departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho, é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE). Durante o mandato, que decorre até 2026, pretende revitalizar atividades como o Prémio Estatístico Júnior e o Clube Júnior.

As áreas de investigação do também diretor do Departamento de Matemática da Universidade do Minho incidem em análise de sobrevivência, nomeadamente modelos multiestado, estimativa não paramédica, curvas ROC, modelos aditivos generalizados e estatística computacional.

Da nova direção, cuja tomada de posse se realizou há dias em Lisboa, fazem ainda parte a vice-presidente Lisete Sousa (Universidade de Lisboa), a tesoureira Maria Polidoro (Instituto Politécnico do Porto) e os vogais Giovani Silva (Universidade de Lisboa) e Lígia Rodrigues (Universidade de Évora).

Pedro Oliveira (Universidade do Porto) preside a mesa da Assembleia Geral, tendo como vogais Ana Papoila (Universidade Nova de Lisboa) e Marco Costa (Universidade de Aveiro). No Conselho Fiscal estão o presidente Carlos Tenreiro (Universidade de Coimbra) e as vogais Isabel Pereira (Universidade de Aveiro) e Arminda Gonçalves (Universidade do Minho).

Na tomada de posse, Luís Meira Machado identificou como objetivos “estimular a investigação científica e a inovação”, “aumentar a presença da estatística na sociedade a nível nacional e internacional” e “promover e aprofundar parcerias estratégicas”, refere, em comunicado. A nova equipa pretende ainda promover a internacionalização e a interdisciplinaridade, a diversidade e a inclusão e, também, valorizar os membros da SPE.

Enquanto nono presidente na história da Sociedade Portuguesa de Estatística, Luís Meira Machado quer igualmente revitalizar várias atividades, como por exemplo o Prémio Estatístico Júnior, destacando estudantes do ensino básico e secundário e incentivando o interesse destes nas áreas de Probabilidades e Estatística, além do Clube Júnior e as suas ações associadas, como a Explorística, A Estatística vai à Escola ou Radical Estatística.

A SPE foi fundada em 1980 como Sociedade Portuguesa de Estatística e Investigação Operacional, tendo assumido o nome atual em 1991. Com o fim de promover, cultivar e desenvolver o estudo da Estatística, suas aplicações e ciências afins, pretende juntar estatísticos que trabalhem nas universidades, no setor privado e na Administração Pública. Entre as suas atividades, destacam-se o boletim semestral com notícias e artigos de divulgação científica, os ciclos de seminários e as ações de divulgação junto da sociedade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Professor da Universidade do Minho é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Estatística

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião