Canadá limita entradas de estudantes estrangeiros para aliviar crise da habitação
Governo vai cortar nas autorizações de entrada no país a estudantes estrangeiros na esperança de aliviar a crise da habitação e a pressão sobre o sistema de saúde.
O Canadá anunciou na segunda-feira um limite para as autorizações de entrada no país a estudantes estrangeiros, cujo número cresceu fortemente nos últimos anos, o que, segundo o governo, acentuou a crise da habitação.
“Para garantir que não há um novo crescimento de estudantes estrangeiros no Canadá em 2024, vamos estabelecer um limite nacional das solicitações durante dois anos”, disse o ministro da Imigração, Marc Miller.
Em 2024, o Canadá prevê dar 364 mil autorizações de permanência a estudantes estrangeiros, o que representa uma descida de 35% em relação ao ano anterior. O limite só se vai aplicar aos novos pedidos, adiantou o Executivo de Justin Trudeau.
“A decisão visa proteger um sistema que abriu o caminho a abusos e a apoiar um crescimento demográfico durável no Canadá”, acrescentou Miller.
Números oficiais apontam para a existência de mais de um milhão de estudantes estrangeiros no Canadá. A subida “rápida” do seu número “exerce uma pressão sobre as habitações, os cuidados de saúde e outros serviços” em algumas províncias, desenvolveu o ministro que também deplorou, sem identificar, “a pouca diversidade” dos países de onde vêm os estudantes.
O novo limite pretende também impedir algumas escolas privadas de se aproveitarem do sistema. “Os estabelecimentos privados aproveitaram-se dos estudantes estrangeiros ao explorarem ‘campus’ desprovidos de recursos e impondo custos de frequência elevados, ao mesmo tempo que aumentavam o número de estudantes estrangeiros que acolhiam”, acusou Miller.
O Canadá, cuja população superou em junho o limiar dos 40 milhões, enfrenta uma importante crise de habitação, que atinge todas as suas regiões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Canadá limita entradas de estudantes estrangeiros para aliviar crise da habitação
{{ noCommentsLabel }}