Worten e Continente multados em meio milhão por venda de equipamentos ilegais
Comercialização de equipamentos de rádio que “não cumprem os requisitos legais" valem coimas de meio milhão de euros. Retalhistas do universo Sonae recorrem para o Tribunal da Concorrência.
A Anacom aplicou coimas de 515 mil euros à Modelo Continente e à Worten por “comercialização de equipamentos de rádio que não cumprem os requisitos legais”. A Worten, em concreto, foi alvo de uma coima de 291.250 euros, enquanto a Modelo Continente foi castigada em 223.700 euros, anunciou a Anacom num comunicado.
Na base da decisão esteve a venda de aparelhos sem o nome do modelo, número de lote e de série, ou qualquer outro elemento de identificação. A penalização aplicada pelo regulador, agora liderado por Sandra Maximiano, prevê ainda a “perda a favor do Estado” de um conjunto de 55 unidades de modelos considerados em situação irregular.
Em reação, as duas empresas já vieram contestar a decisão, dizendo que “não se [reveem] na decisão”. A Worten informa mesmo que “não procedeu ao pagamento da coima aplicada, tendo em alternativa impugnado judicialmente a decisão”.
“Cumpre agora ao Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão apreciar o caso e pronunciar-se. Nesta fase judicial terá a Worten a oportunidade de esclarecer os factos”, acrescenta a marca de eletrónica.
Reiterando o “compromisso de conduzir a sua atividade no estrito cumprimento da lei”, a empresa de retalho alimentar da Sonae refere que “este processo se baseia em factos ocorridos a partir de 2017, tendo a MC recorrido da decisão da Anacom, ao Tribunal da Concorrência”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Worten e Continente multados em meio milhão por venda de equipamentos ilegais
{{ noCommentsLabel }}