Medina diz que dívida pública pode descer até 96% do PIB este ano com “relativa facilidade”

  • ECO
  • 2 Fevereiro 2024

“É evidente que a redução da dívida nos próximos anos não irá ocorrer ao mesmo ritmo que ocorreu até agora”, diz Medina, reconhecendo que teve a seu favor várias circunstâncias.

O ministro das Finanças diz que o país poderá fechar 2024 com uma dívida “entre 98,7% e 96%, com relativa facilidade”, em entrevista ao programa Dúvidas Públicas, da rádio Renascença (acesso livre). No entanto, é preciso que “nada de extraordinário aconteça” na economia, alerta Fernando Medina, já que o país enfrenta vários riscos, internos e externos.

É evidente que a redução da dívida nos próximos anos não irá ocorrer ao mesmo ritmo que ocorreu até agora”, diz Medina, reconhecendo que teve a seu favor várias circunstâncias, como o crescimento da economia e a subida da inflação.

Com os agricultores a manterem os protestos, apesar do pacote de ajudas de mais de 400 milhões de euros anunciado pelo Governo na quarta-feira, o ministro das Finanças reconhece que não vai resolver todos os problemas, mas “há um conjunto de soluções, que respondem aos problemas colocados”, frisa. Fernando Medina considera que neste dossier existe um problema de comunicação e de confiança, porque os agricultores querem ter “a certeza de que as medidas chegam mesmo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medina diz que dívida pública pode descer até 96% do PIB este ano com “relativa facilidade”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião