AD está à frente em nova sondagem para as legislativas
A sondagem feita pelo CESOP – Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público coloca a AD à frente nas intenções de voto, com 23%, a três pontos do PS.
Se as eleições fossem hoje, a Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) seria a vencedora das eleições de 10 de março, com 23% das intenções de voto, isto é, mais três pontos percentuais face aos 20% recolhidos pelo PS, de acordo com uma nova sondagem da Universidade Católica (Cesop) para o Público, RTP e Antena 1.
Já o Chega surge com 14% das intenções de voto, mantendo-se a larga distância da Iniciativa Liberal e do Bloco de Esquerda, que não vão além dos 4%. A CDU e o Livre situam-se nos 2%, e PAN surge apenas com 1%. De acordo com esta sondagem, realizada entre os dias 24 de janeiro e 1 de fevereiro de 2024, 16% dos inquiridos ainda não sabe em quem vai votar.
Por sua vez, se tivermos em conta já a distribuição dos indecisos, a AD recolhe 32% das intenções de voto, isto é, mais quatro pontos percentuais face ao PS (28%). Segue-se Chega (19%), Iniciativa Liberal (6%), Bloco de Esquerda (5%), Livre (3%), CDU (2%) e PAN (1%).
Neste contexto, a sondagem conclui ainda que juntos AD e Iniciativa Liberal recolhem 38% das intenções de voto, isto é, a mesma percentagem que as intenções de voto de PS, BE, Livre e CDU. Perante este empate, o PAN poderia ser decisivo. De recordar que Inês Sousa Real já afastou um eventual acordo com a AD.
Para esta sondagem foram contactadas 3.917 pessoas, das quais 1.192 aceitaram participar e responderam até ao fim do questionário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
AD está à frente em nova sondagem para as legislativas
{{ noCommentsLabel }}