Química portuguesa Bondalti lança OPA de 329 milhões sobre gigante espanhola Ercros
Empresa química do Grupo José de Mello oferece 3,6 euros por ação, um prémio de 40,6% sobre a cotação de fecho. Ercros tem sede em Barcelona, 1.350 trabalhadores e faturou 750 milhões em 2023.
A empresa química Bondalti lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre 100% das ações da espanhola Ercros, através da subsidiária Bondalti Ibérica, com sede em Barcelona. A operação está condicionada à aceitação de mais de 75% do capital. O anúncio fez disparar a cotação das ações da empresa catalã, que esta manhã chegaram a valorizar 38%.
A oferta comunicada à CNMV é de 3,6 euros por ação, o que corresponde a um prémio de 40,6% sobre a cotação de fecho do mercado registada na segunda-feira (2,56 euros) e de mais de 51% face ao preço médio no último mês. O valor total da operação ronda os 329 milhões de euros, calcula a empresa portuguesa, que pretende retirar as ações da Ercros da bolsa espanhola.
Especializado na produção e venda de produtos químicos e farmacêuticos, o grupo industrial catalão emprega 1.350 pessoas e tem três divisões: cloro, produtos químicos e farmacêutica. Em 2023, atingiu uma faturação de cerca de 750 milhões de euros e lucros de 27,5 milhões de euros.
A Bondalti garante que vai manter a sede da Ercros em Barcelona, assim como os postos de trabalho e a presença nas quatro regiões em que opera (Catalunha, Comunidade Valenciana, Aragão e Madrid), sublinhando ainda que tem “plena confiança no trabalho da equipa de gestão”.
A união com a Ercros permite formar um grupo com a dimensão e a capacidade financeira necessárias para fazer face aos desafios que a indústria química europeia enfrenta.
Em comunicado, João de Mello, presidente da Bondalti, destaca que “a união com a Ercros permite formar um grupo com a dimensão e a capacidade financeira necessárias para fazer face aos desafios que a indústria química europeia enfrenta”.
“Acreditamos que a oferta representa uma proposta financeira muito atrativa para os atuais acionistas assim como para a própria empresa, que beneficiará da experiência e da solidez financeira de um sócio industrial como a Bondalti. Isto fortalece a estratégia de crescimento e a competitividade da empresa nos mercados, ao ganhar escala e uma equipa profissional de elevada competência como os quadros da Ercros”, acrescenta.
Presente em Espanha há mais de 20 anos, a empresa lucrou 52 milhões de euros em 2022, um crescimento homólogo de 172%. É detida pelo Grupo José de Mello, que regista um volume de negócios de 1.255 milhões de euros, soma 2.400 milhões de euros em ativos sob gestão e assegura cerca de 14.800 postos de trabalho.
Do outro lado da fronteira, a Bondalti emprega mais de 200 pessoas e controla atualmente duas unidades produtivas — em Torrelavega (Cantábria) e em Alfaro (La Rioja) –, assim como um centro logístico em Vigo, além de quatro escritórios em Barcelona, Madrid, Pontevedra e Logronho.
O grupo nacional frisa que este negócio “dará lugar a uma empresa industrial que terá a escala necessária para competir no complexo mercado atual, investindo continuamente em inovação e sustentabilidade, antecipando-se aos desafios que a indústria química europeia enfrenta para fazer face à crescente procura por produtos mais verdes e ser um agente ativo da transição energética.
Nesta operação, a Bondalti contou com a assessoria legal da Cuatrecasas e financeira do Banco Santander.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Química portuguesa Bondalti lança OPA de 329 milhões sobre gigante espanhola Ercros
{{ noCommentsLabel }}