“O mercado imobiliário está numa situação muito difícil”, alerta o presidente da Fed
Jerome Powell alerta para o nível "extremamente baixo" da quantidade de casas disponíveis no mercado, numa altura em que o preço médio está em queda.
Depois de em 2023 o preço das casas nos EUA ter aumentado cerca de 5,5%, o mercado imobiliário norte-americano atravessa um período de contração, que se tem notado desde novembro do ano passado.
O presidente da Reservar Federal norte-americana (Fed) considera mesmo que “o mercado imobiliário está numa situação muito difícil”, referiu Jerome Powell esta quinta-feira no seguimento do seu testemunho no Congresso pelo segundo dia consecutivo no âmbito da apresentação do relatório semestral de Política Monetária da Fed.
Powell alerta para o facto de a quantidade de casas disponíveis no mercado ser “extremamente baixa”, sobretudo numa altura em que os preços médios por habitação estão em queda desde o quarto trimestre de 2022.
Já na quarta-feira, na sua declaração inicial ao Congresso, o presidente da Fed salientou que “a atividade no setor da habitação foi fraca ao longo do ano passado, refletindo em grande medida as elevadas taxas hipotecárias.”
Também durante a sua sessão e respondendo aos senadores, Powell voltou a referir que a “economia dos EUA está a crescer a um ritmo saudável, sustentável e sólido” e que o mercado de trabalho é forte “mas ainda se encontra numa situação bastante restrita.”
É também neste sentido que Powell voltou a repetir a ideia de expressa no dia anterior que, caso a atividade económica decorra com o esperado pelos especialistas da Fed, a autoridade monetária dos EUA deverá começar a cortar as Fed Funds no decorrer deste ano.
“Se a economia se comportar como o previsto, pensamos que a eliminação cuidadosa da orientação restritiva da política monetária começará no decurso deste ano”, revelou Powell.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“O mercado imobiliário está numa situação muito difícil”, alerta o presidente da Fed
{{ noCommentsLabel }}