5 coisas que vão marcar o dia

Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir o CDU, pelas 17h, em Belém. O INE vai divulgar dados sobre o setor da construção e a OCDE vai apresentar a taxa de desemprego referente a janeiro.

Esta quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir o terceiro partido político com assento parlamentar, a CDU, pelas 17 horas. Já o INE vai divulgar um conjunto de dados sobre o setor da construção, a OCDE vai apresentar a taxa de desemprego referente a janeiro e o Eurostat vai divulgar os dados do número de novas empresas e de falências na União Europeia. A marcar o dia está ainda a decisão do Tribunal da UE sobre multa a Portugal por falha em lei das telecomunicações.

Marcelo Rebelo de Sousa recebe CDU em Belém

Depois de ouvir a Aliança Democrática e o Livre, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber no Palácio de Belém o terceiro partido político com assento parlamentar, a CDU, pelas 17 horas. O partido liderado por Paulo Raimundo foi um dos que saiu derrotado das eleições legislativas do passado domingo, reduzindo o número de lugares no Parlamento de seis para quatro.

INE mede o pulso ao setor da construção

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta quinta-feira um conjunto de dados sobre o setor da construção, designadamente as obras licenciadas e concluídas no quarto trimestre deste ano. No terceiro trimestre de 2023, foram licenciados 5,3 mil edifícios, representando diminuições de 9,7% em comparação com o 3º trimestre de 2022. Já os edifícios licenciados para construções novas decresceram 10,6%. O INE vai também divulgar dados sobre a Atividade Turística, referentes ao mês de janeiro.

OCDE publicada dados de desemprego

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) vai apresentar a taxa de desemprego referente a janeiro. Os países da OCDE encerraram o ano de 2023 com uma taxa de desemprego de 4,8%, com 33,2 milhões de pessoas à procura de emprego, o nível mais baixo da série histórica iniciada em 2001. Durante o ano passado, o desemprego nunca ultrapassou 5% e em dezembro ficou estável em 21 dos países membros, aumentou em sete e baixou em cinco.

Eurostat divulga número de falências na UE

O Eurostat vai divulgar os dados do número de novas empresas e de falências na União Europeia (UE) referentes a janeiro de 2024. No último trimestre de 2023, o número de declarações de falência de empresas da UE subiu 0,6%, em termos homólogos. O maior aumento de falências ocorreu em empresas do setor dos transportes e armazenamento (+9,3%), seguido do comércio (+7,7%) e dos serviços de alojamento e restauração (+1,1%).

UE decide sobre multa a Portugal por falha em lei das telecomunicações

Esta quinta-feira, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) vai decidir sobre uma multa de pelo menos 1.286.000 euros imposta pela Comissão Europeia a Portugal por falhar o prazo para a transposição da lei sobre telecomunicações. Em causa está uma ação intentada pelo executivo comunitário junto do TJUE em abril de 2022, no âmbito da qual Bruxelas pediu sanções pecuniárias para Portugal e outros nove Estados-membros por não terem transposto integralmente e não terem comunicado de que forma as medidas nacionais transpõem o Código das Comunicações Eletrónicas da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião