Conselho Europeu dá luz verde à abertura de negociações de adesão com Bósnia

  • Lusa
  • 21 Março 2024

"Agora é necessário continuar o trabalho árduo para que a Bósnia-Herzegovina avance de forma constante, como é desejo do vosso povo", adiantou Charles Michel.

O Conselho Europeu, reunido esta quinta-feira em Bruxelas, aprovou a abertura de negociações formais de adesão com a Bósnia-Herzegovina, anunciou o presidente da instituição, sublinhando que o lugar de Sarajevo é na “família” da União Europeia (UE). “O Conselho Europeu acaba de decidir abrir negociações de adesão com a Bósnia e Herzegovina. Parabéns! O vosso lugar é na nossa família europeia”, anunciou Charles Michel, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

De acordo com o presidente do Conselho Europeu, “a decisão de hoje constitui um passo fundamental na caminhada [de Sarajevo] rumo à UE”. “Agora é necessário continuar o trabalho árduo para que a Bósnia-Herzegovina avance de forma constante, como é desejo do vosso povo”, adiantou.

Em meados de março, a Comissão Europeia propôs ao Conselho (ao nível dos Estados-membros, ao qual cabe tomar a decisão) a abertura de negociações formais de adesão à UE com a Bósnia-Herzegovina. O executivo comunitário argumentou que Sarajevo já tinha “nível necessário de conformidade com critérios de adesão” à União Europeia.

Na altura, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sublinhou que Sarajevo deu “passos impressionantes” e está agora “totalmente alinhado” com os requisitos impostos por Bruxelas.

Líderes exigem “pausa humanitária imediata” em Gaza

O presidente do Conselho Europeu anunciou ainda que a União Europeia (UE) vai pedir uma “pausa humanitária para alcançar um cessar-fogo sustentável”, apelando à necessidade de reverter a “situação catastrófica” na Faixa de Gaza. “Alcançámos uma declaração forte e unida dos líderes da UE sobre o Médio Oriente na reunião do Conselho Europeu. A UE exige uma pausa humanitária imediata para alcançar um cessar-fogo sustentável”, escreveu Charles Michel na rede social X (antigo Twitter).

O presidente do Conselho Europeu acrescentou que o acesso humanitária “total e em segurança” é “essencial para fazer chegar à população a assistência vital numa situação catastrófica em Gaza”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho Europeu dá luz verde à abertura de negociações de adesão com Bósnia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião