Portuguesa Promptly é parceira tecnológica do SNS do País de Gales

Health tech portuguesa ganhou contrato para a recolha de dados de saúde centrados no paciente após concurso promovido pelo NHS Wales.

A portuguesa Promptly Health foi escolhida como o parceiro tecnológico do Serviço Nacional de Saúde no País de Gales (NHS Wales) para fazer a recolha e harmonização de dados de saúde centrados no paciente. O contrato terá a duração de três anos. Espanha, Suíça, Reino Unido e Brasil são outros dos mercados onde a empresa atua.

“Esta parceria (com o NHS Wales) sublinha o nosso forte compromisso com a missão de tornar os dados de saúde acessíveis para utilização pelo Sistema de Saúde e alinha-se com o nosso trabalho mais alargado com organizações no Reino Unido na geração de evidência clínica de mundo real (fora do ambiente de ensaio clínico) que pode ser usada por pacientes e profissionais de saúde para decisões informadas sobre os cuidados”, afirma Pedro Ramos, CEO da Promptly Health, citado em comunicado.

“Acreditamos que iniciativas de acesso seguro a dados de saúde serão mais comuns nos próximos anos, com a aceleração dos Ambientes Seguros de Dados (SDE) no Reino Unido, do Espaço Europeu de Dados de Saúde — que temos apoiado como consultores, e a implementação do modelo das Unidades Locais de Saúde em Portugal”, refere ainda o CEO da health tech.

A escolha da startup resultou de um concurso público que selecionou cinco empresas em novembro do ano passado, tendo a escolha final do NHS Boards (o equivalente às novas ULS em Portugal) para a implementação da estratégia do Centro de Valor em Saúde de Wales incidido na tecnológica portuguesa. O NHS Wales presta cuidados de saúde a três milhões de pessoas.

Desde 2019, o NHS Wales tem realizado pilotos para a recolha de dados centrados no paciente, como qualidade de vida, estado funcional, experiência com o tratamento, sendo que agora pretende uma mais “ampla capacidade de recolha de dados e, principalmente, a interoperabilidade com produtos de saúde digital (nomeadamente com a app do NHS para os pacientes), e a harmonização dos dados com o Data Lake já existente.”

“O contrato terá a duração de três anos, com possibilidade de prorrogação por um quarto e um quinto ano”, informa a startup.

Com 50 pessoas, espalhadas por Portugal (que acolhe o centro tecnológico), Espanha, Suíça, Reino Unido e Brasil, a Promply trabalha nestes mercados com empresas da indústria farmacêutica e tecnologia de saúde.

“Contamos chegar às 80 pessoas até ao final de 2024, com expectativa de continuarmos a crescer à medida que expandimos a nossa presença no Reino Unido, Espanha e Brasil. Temos neste momento múltiplas vagas abertas nas áreas de engenharia e desenvolvimento de negócio”, refere fonte oficial ao ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Promptly é parceira tecnológica do SNS do País de Gales

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião