EDP instala 42 mil painéis solares em lojas Decathlon de seis países
Parceria inclui centrais de produção descentralizada em Portugal, onde a maioria dos projetos já está instalado e em operação, mas também em Espanha, Bélgica, Itália, França e Alemanha.
A EDP foi selecionada pela Decathlon para instalar até 80 projetos nos seus edifícios, espalhados por seis países europeus. Vão ser instalados até 42 mil painéis solares nos telhados, estacionamentos cobertos e outros locais da Decathlon, alcançando uma capacidade instalada de até 21 megawatts-pico (MWp).
A Decathlon tem o objetivo de produzir e consumir energia solar, de forma a apenas utilizar energia renovável nas lojas de todo o mundo até 2026. À medida que o projeto avançar, vai contribuir para cobrir até 50% das necessidades de consumo das lojas. O objetivo é concluir as mais de 80 centrais solares até ao final de 2026.
Esta parceria inclui centrais de produção descentralizada em Portugal, onde a maioria dos projetos já está instalado e em operação, mas também em Espanha, Bélgica e Itália, com instalações solares em desenvolvimento nos próximos meses. O mesmo acontecerá em França e na Alemanha, promovendo a expansão da equipa de solar descentralizado da EDP para estes dois mercados, onde a empresa já está presente através da produção renovável em grande escala, com a EDP Renováveis.
Com esta parceria, a EDP reforça o seu papel como parceiro-chave de grandes multinacionais, ao entregar em simultâneo nos seis países soluções solares personalizadas e adaptadas ao tamanho e características de cada edifício da Decathlon, afirma a empresa, num comunicado enviado às redações.
“O nosso compromisso em fornecer projetos solares multigeográficos a clientes globais sublinha a nossa dedicação à inovação e à entrega de soluções de energia sustentável em todo o mundo”, considera Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP.
Em conjunto, estas centrais poderão produzir até 21 megawatts-hora (MWh) por ano, energia suficiente para abastecer com eletricidade renovável quatro mil casas. Ao instalar estes projetos, a Decathlon e a EDP estão a contribuir para evitar a emissão de cerca de cinco mil toneladas de CO2 por ano, que seriam emitidas se a mesma quantidade de eletricidade fosse produzida nestes países a partir de fontes não renováveis.
Com mais de uma década de experiência e operações de geração solar descentralizada em quatro regiões do globo, este tornou-se um dos segmentos de negócios de mais rápido crescimento da EDP, indica a empresa, que espera que este segmento represente cerca de 50% da nova capacidade solar global nos próximos anos.
A empresa diz ainda estar comprometida em investir 2,5 mil milhões de euros até 2026 para instalar mais 4 GWp em projetos solares em casas e edifícios de empresas, contribuindo assim “decisivamente” para a transição energética.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP instala 42 mil painéis solares em lojas Decathlon de seis países
{{ noCommentsLabel }}