Enlitia aposta em salários, teletrabalho e recrutamento rápido para atrair trabalhadores
CEO da Enlitia (que aplica a inteligência artificial às renováveis) reconhece que competição pelo talento não tem sido fácil. Por isso, empresa "acelerou" salários, teletrabalho e até recrutamento.
Com o boom do teletrabalho, a competição pelo talento tornou-se global. E isso tem tornado os processos de recrutamento levado a cabo por empresas portuguesa (ainda) mais complicados. Em declarações ao ECO, o CEO da Enlitia explica que, perante este cenário, foi mesmo preciso acelerar algumas medidas, como a adoção do trabalho remoto, a melhoria dos salários e o encurtamento do próprio recrutamento.
“Neste momento, concorremos globalmente por talento“, sublinha Tiago Santos. “Esta globalização acelerou muitas das medidas que implementamos, como tornamo-nos uma empresa totalmente remota, com flexibilidade de horários, melhorarmos substancialmente o pacote de benefícios e o pacote salarial, e acelerarmos todo o processo de recrutamento, conseguindo contratar no próprio dia”, enumera.
A Enlitia, convém explicar, foi lançada na primavera do ano passado, fruto da emancipação da área de inteligência artificial da portuguesa Smartwatt.
A empresa dedica-se, neste momento, à aplicação dessa tecnologia às energias renováveis, com o objetivo de maximizar e rentabilizar a produção, consumo e distribuição.
Ora, em 2023, a Enlitia tinha como objetivo contratar dez novos trabalhadores, mas acabou por não conseguir cumprir essa meta (integrou sete profissionais), confessando dificuldades no processo de recrutamento.
“A nossa atividade requer profissionais altamente qualificados na área de tecnologia e energia”, salienta o CEO, que avança que este ano o objetivo é contratar 16 novos profissionais. Isto para reforçar “as vertentes técnicas de desenvolvimento de algoritmos, software, gestão de projeto e comercial”, revela Tiago Santos.
Na visão do CEO, o salário continua a ser “o maior fator” na atração e retenção de profissionais, mas os demais benefícios também têm peso, defende.
O pacote de benefícios que construímos oferece estabilidade às pessoas e tem um impacto muito positivo na motivação de cada, reduzindo a sua abertura a novas oportunidades. Ninguém sai de onde é feliz,
Por exemplo, Tiago Santos acredita que o pacote de benefícios (com seguro de saúde, horário flexível, subsídio de refeição até ao limite da isenção fiscal e dias extra de férias) acaba por desincentivar a abertura dos quadros a novas oportunidades noutras empresas. “Ninguém sai de onde é feliz“, realça.
Além disso, oferecer um pacote de benefícios tão robusto tem permitido a esta empresa aumentar a compensação dos profissionais, “sem o impacto da carga fiscal atualmente praticada”, acrescenta o responsável.
Já no que diz respeito à flexibilidade, o CEO adianta que a “comunicação constante” é a chave para o sucesso. “Existem múltiplas reuniões por dia, muitos momentos de trabalho conjunto marcados, ou seja, encontramo-nos virtualmente na maior parte das horas do dia“, destaca Tiago Santos.
Aliás, por fazer uma forte aposta no teletrabalho, a Enlitia também oferece hoje um onboarding 100% remoto as seus novos trabalhadores. “Cada novo membro tem um tutor que o acompanha além da parte de recursos humanos, e estão agendadas diversas sessões virtuais para facilitar a passagem de conhecimento“, assinala Tiago Santos.
O responsável acrescenta ainda que “todo o mundo Enlitia está refletido numa página web para leitura do novo membro onde fica a conhecer todos os procedimentos gerais, ferramentas de trabalho, as outras equipas, objetivos anuais, entre outros”. “E, desta forma, é possível fazer onboarding à distância e também nos tornamos muito mais eficientes a fazê-lo“, entende.
Ainda assim, Tiago Santos assegura que o maior argumento para a atração de novos trabalhadores não são os tais benefícios, o teletrabalho ou o salário. É “o desafio e o impacto positivo daquilo que fazemos“, remata.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Enlitia aposta em salários, teletrabalho e recrutamento rápido para atrair trabalhadores
{{ noCommentsLabel }}