Ex-diretor da Martifer junta dinheiro para projetos imobiliários em Lisboa, Porto e Oeiras
Liderada em Portugal por Simão Cruz, plataforma de crowdfunding imobiliário financiou reconversão de fábrica no Porto e apartamentos na Cruz Quebrada, e abre “oportunidade de investimento" em Lisboa.
Um imóvel para alojamento turístico no Porto, um edifício com seis apartamentos em Oeiras e um empreendimento composto por apartamentos e um espaço comercial em Lisboa. Estes são os três primeiros projetos portugueses da Urbanitae, uma plataforma de crowdfunding imobiliário fundada em 2017 e especializada em transações entre os dois e os cinco milhões de euros.
Em Portugal, onde chegou no final do ano passado, a operação é liderada por Simão Cruz, que fez carreira no setor imobiliário e financeiro e que passou por empresas como a Martifer, onde foi gestor de investimentos imobiliários no início da carreira e mais tarde, entre 2014 e 2016, diretor financeiro da sucursal do grupo na Venezuela. Passou também pela Agrikolage como CFO ou, mais recentemente, como representante da Crowdestate em Portugal.
Continuamos a estudar novas oportunidades de investimento em todo o país, com foco especial em ativos de grande dimensão. O nosso objetivo é atingir um volume de 20 milhões de euros em projetos financiados até ao final de 2024.
A Urbanitae junta investidores de pequena e média dimensão para ativos imobiliários de diferentes tipologias (residenciais, comerciais e industriais), oferecendo ao mesmo tempo uma alternativa financeira aos promotores imobiliários que não encontram apoio no financiamento bancário tradicional. Até ao final deste ano, o country director assume o objetivo de “atingir um volume de 20 milhões de euros em projetos financiados” em Portugal.
Esta quinta-feira, a empresa anunciou a conclusão da primeira operação de crowdfunding imobiliário em Portugal, com um total de 1.283 investidores de pequena e média dimensão a financiarem com 5 milhões de euros – o valor máximo previsto por lei para modelos de investimento colaborativo –um projeto para a construção e comissionamento de um resort de 96 apartamentos turísticos no Porto.
No terreno de uma antiga fábrica situada no número 730 da Rua Barão Forrester e tendo como promotor a Caler Real Estate Advisory, que gere o Palácio de Cedofeita e o Vincci Ponte de Ferro também na cidade Invicta, vai começar por remodelar o imóvel para serviços turísticos em regime de aparthotel. Será depois arrendado ao alemão Numa Group, que gere mais de 3.000 unidades em mais de 25 cidades e nove países.
“Os investidores da Urbanitae entram na sociedade veículo da operação representando 85% do capital necessário (com montantes a partir de 500 euros), enquanto os restantes 15% são investidos pelo promotor e respetivos investidores. Através de um aumento de capital, juntam-se para levar a cabo não apenas a aquisição do ativo e os custos de adaptação dos 3.253 metros quadrados de superfície, como também a sua gestão e venda. Desta forma, o projeto combina rendimentos por mais-valias e rendimentos de aluguer”, detalha a empresa.
O segundo projeto com que a empresa de origem espanhola assinala a estreia deste lado da fronteira, e para o qual também já garantiu a angariação do capital necessário para avançar, consiste no desenvolvimento de um edifício com seis apartamentos na Cruz Quebrada, em Oeiras. Para este projeto “Paulo Duque”, a plataforma já reuniu 277 investidores, que participam na operação com pouco mais de um milhão de euros.
E a partir desta sexta-feira, a Urbanitae abre uma “nova oportunidade de investimento” no coração de Lisboa, proposta pelo promotor Adriparte. No número 6 da Rua Alexandre Herculano, na capital portuguesa, vai surgir um empreendimento composto por 11 apartamentos e um espaço comercial, com um investimento de 4,053 milhões de euros.
“Continuamos a estudar novas oportunidades de investimento em todo o país, com foco especial em ativos de grande dimensão”, assegura Simão Cruz, licenciado em Economia pela Universidade de Aveiro e que durante quatro anos trabalhou também na Prio, em funções de planeamento e análise financeira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ex-diretor da Martifer junta dinheiro para projetos imobiliários em Lisboa, Porto e Oeiras
{{ noCommentsLabel }}