Inflação acelera nos EUA para 2,7% em março antes da reunião da Fed
Os analistas esperavam uma aceleração para 2,6%. A evolução deste índice (PCE) deve condicionar a decisão da Reserva Federal, que se se reúne na próxima semana.
O índice de preços dos gastos com consumo (PCE) nos Estados Unidos acelerou para 2,7% em março, contra 2,5% em fevereiro, anunciou esta sexta-feira o Departamento do Comércio norte-americano. O aumento da inflação anual nos Estados Unidos, segundo o índice PCE, é conhecido quando se aproxima a reunião da Reserva Federal, o que deverá encorajá-la a manter-se prudente antes de começar a baixar as taxas de juro.
Os analistas esperavam uma aceleração para 2,6%, de acordo com o consenso da Market Watch. No entanto, em termos mensais, a inflação ficou estável em 0,3%, como esperado. Na próxima semana, decorrerá a reunião da Reserva Federal norte-americana onde serão discutidas e apresentadas as próximas decisões relativas à política monetária.
A inflação subjacente, que exclui os preços voláteis dos alimentos transformados e da energia, também permaneceu estável em 0,3% em termos mensais, mas subiu 2,8% em termos homólogos. Os rendimentos das famílias norte-americanas, por sua vez, registaram um crescimento homólogo mais forte em março do que em fevereiro, subindo 0,5%, contra 0,3% no mês anterior.
No entanto, em termos mensais, o aumento das despesas dos norte-americanos manteve-se nos 0,8%, lê-se num comunicado. Estes números indicam que “a economia continua a expandir-se e que a inflação é elevada”, comentou Rubeela Farooqi, economista-chefe da High Frequency Economics. O índice de inflação PCE é o indicador que o banco central dos Estados Unidos (Fed) quer que desça para 2%.
A aceleração da inflação nos EUA deverá encorajar a Fed a ser paciente e a manter as taxas de juro no seu nível atual de 5,25%-5,50%, o mais elevado dos últimos 20 anos, “durante mais tempo”, para evitar que os preços voltem a disparar, salienta a economista.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação acelera nos EUA para 2,7% em março antes da reunião da Fed
{{ noCommentsLabel }}