Warren Buffett tem 190 mil milhões em caixa e não sabe onde os investir
A Berkshire Hathaway, a holding presidida por Warren Buffett, bateu um novo recorde de dinheiro em caixa, mas faltam oportunidades de investimento. Exposição à Apple foi cortada.
A Berkshire Hathaway, liderada pelo investidor Warren Buffett, registou um lucro de 12,7 mil milhões de dólares no primeiro trimestre, cerca de um terço do que tinha conseguido no mesmo período do ano passado. O que não impediu a holding de bater um recorde no dinheiro em caixa, que o CEO prevê que chegue aos 200 mil milhões de dólares até ao final de junho, face à falta de oportunidades de aquisição.
A área financeira, dominada pelo negócio segurador, teve receitas de 65.473 milhões, mais 3,2% do que no ano anterior. Já a área de energia, utilities e transporte ferroviário aumentou o volume de negócios em 11,2% para 24.396 milhões.
O resultado operacional atingiu um novo recorde trimestral, nos 11,2 mil milhões. A pilha de dinheiro em caixa na Berkshire Hathaway subiu para uns inéditos 189 mil milhões de dólares. Um dos motivos para esse aumento foi o significativo desinvestimento na Apple, com a participação na empresa liderada por Tim Cook a recuar 22%, o dobro da desvalorização registada pela tecnológica entre janeiro e março.
Na reunião anual da empresa em Omaha, conhecida como o “Woodstock dos capitalistas”, Buffett afirmou que “é seguro assumir” que o dinheiro em caixa irá atingir os 200 mil milhões até ao final do semestre.
“Adoraríamos gastá-lo, mas não o gastaremos a menos que pensemos que estamos a fazer algo que apresenta muito pouco risco e que pode-nos render muito dinheiro, afirmou, citado pela Bloomberg. Disse mesmo que não saberia como aplicar o dinheiro que está em liquidez mesmo que as taxas de juro estivessem em 1% e não em 5,4%.
Sem oportunidades de aquisição de relevo, a Berkshire Hathaway gastou 2,6 mil milhões na recompra de ações nos primeiros três meses do ano, um montante recorde. Apesar de ter reduzido a exposição à Apple, Buffett afirmou que continuará a ser a maior posição financeira da holding, a menos que aconteça algo inesperado.
Com 93 anos, a idade do presidente, já afastado da gestão operacional, foi abordada com ironia por Buffett. “Sinto-me bem, mas sei um pouco de tabelas atuariais” ou “não devia aceitar contratos de trabalho de quatro anos”, foram algumas das tiradas, segundo a Reuters. O vice-presidente, Greg Abel, será o seu sucessor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Warren Buffett tem 190 mil milhões em caixa e não sabe onde os investir
{{ noCommentsLabel }}