Mars abraça diversidade. “Trabalho produtivo depende de todos se sentirem confortáveis”

Equipas da dona da M&M's, Twix e Whiskas estão a receber formação sobre diversidade e diferentes tipologias familiares, o panorama do emprego transgénero e comunicação ligada à comunidade LGBTQIA+.

A Mars — dona de marcas como a M&M’s, a Twix e a Whiskas — acaba de firmar uma parceria, que vem reforçar o seu compromisso com a diversidade e inclusão, na área dos recursos humanos. Neste âmbito, as equipas vão receber, nomeadamente, formação na área do emprego transgénero e da comunicação ligada à comunidade LGBTQIA+. Ao ECO, o country manager defende que um ambiente de trabalho “produtividade e inovador” depende de todos se sentirem “confortáveis nos espaços de trabalho”.

Segundo foi adiantado ao ECO, a Mars firmou uma parceria com a Emidis, um braço da Federação Estadual LGBTI+ focado na orientação das empresas, no que diz respeito à gestão da diversidade sexual, familiar e de género nos espaços de trabalho.

“A parceria representa um passo significativo em direção à inclusão e diversidade da Mars Iberia. A integração da comunidade LGBTQIA+ enriquece as nossas equipas“, sublinha, em reação, o country manager João Sagreira, que realça que um estudo realizado em 15 países mostrou que 76% das pessoas LGBTQIA+ escondem a sua orientação sexual face ao receio do impacto na sua carreira.

Acreditamos verdadeiramente que um ambiente de trabalho produtivo e inovador só pode ser alcançado quando os nossos colaboradores se sentem valorizados e confortáveis nos seus espaços de trabalho. Tudo o que fazemos neste percurso tem como objetivo garantir que todos os nossos colaboradores possam ser eles próprios e que tirem o máximo partido do seu potencial”, acrescenta o mesmo responsável.

Na prática, esta parceria vai refletir-se, então, na disponibilização às equipas de formação sobre diversidade, diferentes tipologias familiares, emprego transgénero e comunicação interna e externa relacionada com a comunidade LGBTQIA+, mas também numa auditoria para avaliar como a empresa está a progredir.

João Sagreira adianta que este compromisso será aplicado em todas as marcas da multinacional. Revela, além disso, que a Mars pretende ser “um modelo inspirador para outras empresas, dando assim visibilidade a um tema tão importante como a inclusão“.

Apesar de esta parceria ser recente, a diversidade e inclusão não são temas novos na Mars. Com 110 anos de história, esta multinacional há muito que se preocupa com estes temas, sinaliza o country manager.

João Sagreira detalha: “nos últimos anos, a Mars investiu todos os seus esforços num plano de inclusão e diversidade a nível global, que gira em torno de três eixos estratégicos: promover o talento feminino em cargos de liderança, tornar visível a diversidade cultural das suas equipas e dar maior visibilidade à comunidade LGBTQIA+“.

Nesse âmbito, têm sido organizado workshops mensais, conferências e outras iniciativas com o objetivo de sensibilizar os trabalhadores.

“As empresas que demonstram um compromisso genuíno com a igualdade e inclusão constroem e consolidam a sua reputação, que atrai aqueles que com ela se identificam. Sentimos que estabelecemos relações mais verdadeiras e sólidas com a comunidade”, salienta o referido responsável.

O country manager nota ainda que trabalhadores valorizados e respeitados não só estão mais motivados para contribuir para o sucesso organizacional, como tendem a ser mais produtivos e leais. Ou seja, investir na inclusão e diversidade pode ser também uma carta na manga para melhorar os resultados das empresas.

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