Preço do café em Portugal sobe mais que a média europeia
Apesar de o aumento dos preços ser menor face há um ano, há 15 países do bloco europeu onde o café continua a encarecer. Portugal é um deles, com uma subida homóloga dos preços de 3% em março.
Os preços do café continuam a subir na União Europeia (UE), mas a um ritmo muito menor do que o observado no ano passado. Desde o pico alcançado em 2022 que a inflação sobre este produto tão apreciado tem vindo a desacelerar, mostram os dados do Eurostat.
Em concreto, a taxa de inflação média do café na UE foi de 1% em março, o que compara com a subida média de 13,5% no mesmo mês do ano passado, em termos homólogos, resumiu esta quinta-feira o gabinete oficial de estatísticas.
Portugal, no entanto, foi um dos 14 países onde o preço do café aumentou acima da média do bloco comunitário, num mês em que os restantes 12 países assistiram mesmo a uma descida dos preços deste produto.
Desde outubro de 2022, quando atingiu um pico de crescimento de 17,4%, que a taxa de inflação do café tem vindo a diminuir, após uma subida acentuada que teve início em outubro de 2021, assinala o Eurostat.
Evolução da taxa de inflação do café na UE:
Em março, embora o aumento dos preços do café tenha desacelerado no conjunto da UE, houve diferenças significativas entre os 27 Estados-membros. Enquanto 15 países registaram uma taxa de inflação em março deste ano mais elevada do que no mês homólogo, nos restantes 12 observou-se mesmo uma queda dos preços do café.
Finlândia (-15,5%), Lituânia (-15,4%), Dinamarca (-7,5%), República Checa (-6,5%) e Suécia (-6%) tiveram as taxas de inflação decrescentes mais substanciais. Em contrapartida, na Croácia (+7,4%), na Roménia (+6,8%) e na Bulgária (+6,6%) verificaram-se os maiores aumentos do preço do café. Em Portugal, o preço do café aumentou 3% em março, acima da média da UE.
Taxa de inflação do café nos países da UE
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço do café em Portugal sobe mais que a média europeia
{{ noCommentsLabel }}