BRANDS' TRABALHO Uma Aliança pela Saúde Mental

  • BRANDS' TRABALHO
  • 16 Maio 2024

Em Portugal, existe um conjunto de líderes com uma enorme vontade de melhorar a saúde mental dos seus colaboradores. Temos as portas abertas para que outros se juntem a nós, na MindAlliance Portugal.

Em 2023, a Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibilizou um novo relatório no qual estimou que os custos do stress e dos problemas de Saúde Psicológica no Trabalho para as empresas, em Portugal, subiram mais de 60% nos últimos dois anos, para 5,3 mil milhões. Este é um problema sério na nossa sociedade, que tem de ser abordado.

A MindAlliance Portugal é uma organização sem fins lucrativos, inteiramente dedicada à Saúde Mental no Local de Trabalho, que se estabeleceu em Portugal em Novembro de 2022, procurando colocar este tema especialmente sensível na agenda pública nacional.

Neste momento, a nossa aliança conta já com o envolvimento de 13 administradores e diretores executivos de diversos setores da economia, que decidiram colocar a Saúde Mental dos colaboradores entre as prioridades estratégicas das empresas que dirigem.

É um orgulho poder contar com líderes como Emanuel Agostinho (Managing Director da Accenture Portugal), Gonçalo Quadros (Fundador e Chairman da Critical Software), Gustavo Barreto (Chief Commercial Officer da Ageas), João Bento (CEO dos CTT), João Vieira de Almeida (CEO da VdA), Luísa Soares da Silva (Chief Legal and Compliance Officer do Novobanco), Maria João Sales Luís (CEO da Multicare), Miguel Abecassis (Administrador da Fidelidade), Omar Guerra (CEO BAI Europa), Pedro Castro e Almeida (CEO do Santander Portugal e Europa), Rui Camacho Palma (Sócio Linklaters), Renata Eckman (HR Director Western & South Europe e Board Member da AstraZeneca) e Vitor Cunha (CEO da JLM&A).

A MindAlliance Portugal integra a comunidade MindForward Alliance, organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos, atualmente com presença no Reino Unido, Hong Kong, Austrália, Nova Zelândia, Singapura, Portugal, Estados Unidos – e em processo de estabelecimento nos Emirados Árabes Unidos. Esta organização conta com mais de 13 anos de experiência no apoio às maiores empresas do mundo no desenvolvimento de condições que melhorem a forma como é encarada a saúde mental dos seus colaboradores. Destaco, em particular, o papel preponderante que teve no lançamento da agenda da saúde mental no Lloyds, o António Horta Osório – e no HSBC (Hongkong and Shanghai Banking Corporation), o John Flint, CEO do Grupo na altura.

Trata-se de uma verdadeira aliança constituída, não só por líderes de setores de diversas atividades, como por especialistas de saúde mental e de outras organizações que partilham a mesma visão de criar e manter um ambiente de saúde mental positivo no local de trabalho, dando assim o exemplo para que mais pessoas e empresas se possam juntar a nós.

Deixo ainda três exemplos de iniciativas que demonstram o poder de influência e o impacto da MindFoward Alliance. Em primeiro lugar, o papel que assumiu ao colocar este tema em discussão pela primeira vez em Davos 2019, no Fórum Económico Mundial. Depois, a parceria com o Oxford University, no lançamento do maior estudo sobre o impacto do bem-estar nos locais de trabalho. Finalmente, a parceria com o McKinsey Health Institute, no desenho de indicadores de saúde mental a integrar o reporting da componente ‘S’ do ESG.

Raquel Sampaio Diretora Executiva da MindAlliance Portugal

Fui desafiada a assumir a função de Diretora Executiva da MindAlliance Portugal, no final do ano passado, para desenvolver os projetos em mãos, dar notoriedade ao trabalho desenvolvido e criar mais consciencialização à volta da temática da saúde mental no local de trabalho. Acreditamos no trabalho em rede e na criação de um verdadeiro ecossistema na área. Neste momento, encontramo-nos a desenvolver projetos com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, o McKinsey Health Institute, a NOVA SBE e a Business Roundtable Portugal – tudo com o apoio incansável e empenho dos nossos membros.

Mais ainda, como acredito em Portugal ligado ao mundo, tenho a certeza de que esta organização nos permite, como país e como aliança de empresas portuguesas, estar em conexão com uma forte rede internacional, para que possamos partilhar, aprender e crescer através da promoção da saúde mental no local de trabalho.

Para as empresas em Portugal, e para a comunidade que as rodeia, a proposta de valor e os fatores diferenciadores são evidentes. Por um lado, podem fazer parte de uma aliança, liderada por executivos e apoiada por especialistas em saúde mental, com o acesso a uma rede internacional de empresas, especialistas em saúde mental e organismos europeus e globais. Contamos ainda com mais de uma década de experiência acumulada nesta área e com o conhecimento adquirido do que funciona e do que não funciona nestas matérias. Acedemos aos mais diversos estudos e ferramentas, tanto da própria MindForward Alliance, como dos parceiros – por exemplo, da McKinsey Health Institute ou da Oxford University – para avaliar o bem-estar dos colaboradores e direcionar o investimento das empresas nestas áreas. Finalmente, participamos numa plataforma internacional de partilha, entre líderes de topo, de diversos setores da economia.

Estamos a prosseguir a missão da MindForward Alliance em Portugal. Pretendemos alargar a comunidade, multidisciplinar e complementar, num reforço contínuo para que as empresas assumam cada vez mais o seu papel preponderante na promoção da saúde mental dos colaboradores, compreendendo a importância que tem na sustentabilidade das empresas – e na produtividade e competitividade da nossa economia.

Sei bem que o caminho que temos pela frente ainda é longo e difícil. Mas também sei que existe em Portugal um conjunto de líderes mais do que disponíveis, com uma vontade enorme de melhorar a saúde mental dos colaboradores das empresas que lideram. Temos as portas abertas para que outros se juntem a nós, na MindAlliance.

Vamos a isso, pela Saúde Mental de todos.

Raquel Sampaio Diretora Executiva da MindAlliance Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uma Aliança pela Saúde Mental

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião