Montenegro e Scholz participam em fórum empresarial em Berlim no final do ano

O evento, anunciado pelo primeiro-ministro português numa visita à Alemanha, será um momento para estreitar laços comerciais entre os dois países.

O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e o chanceler alemão, Olav Scholz, vão participar num fórum empresarial, que irá decorrer em Berlim, no final deste ano ou início do próximo. O objetivo do encontro é estreitar as relações económicas entre os dois países, dando prioridade a investimentos em áreas como a transição tecnológica, digital e a inovação.

“Combinámos participar num fórum empresarial promovido em Berlim, no final do ano, ou início do próximo, que juntará empresários alemães e será oportunidade de podermos aprofundar os investimentos que empresas alemãs fazem em Portugal“, assim como mostrar o que as empresas portuguesas estão a fazer na Alemanha, avançou esta sexta-feira Luís Montenegro, numa declaração, transmitida pelas televisões, após um encontro com o chanceler alemão.

De acordo com o primeiro-ministro português, os dois líderes darão “prioridade a investimentos na área digital, transição tecnológica e inovação“. “O fórum empresarial será a oportunidade de materializarmos o aprofundamento das nossas relações económicas“, reforçou.

Montenegro adiantou ainda que outro dos temas abordados neste encontro diz respeito à questão energética, com o líder do Governo a pedir à Alemanha que ajude a acelerar os planos para a transição verde e o investimento nas energias renováveis, assim como a criação de interconexões para a Península Ibérica para reduzir a dependência energética da região, realçando que há “objetivos que já deviam estar mais avançadas na área energética”.

Quanto às questões políticas, Montenegro realçou o empenho da Alemanha na ajuda à Ucrânia para se defender e disse que também Portugal tem dado “a ajuda possível” aos vários níveis.

Olhando para o Médio Oriente, o primeiro-ministro adiantou: “temos preconizado uma solução política de dois Estados, mas entendemos que é urgente o apoio para que o Estado de Israel possa desbloquear o apoio humanitário à Faixa de Gaza”. Luís Montenegro frisou que Portugal condena o “ato terrorista do Hamas sobre Israel”, mas sublinha “a urgência de um cessar-fogo de imediato”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro e Scholz participam em fórum empresarial em Berlim no final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião