Hoje nas notícias: idosos, Galp e importação de lixo

  • ECO
  • 28 Maio 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Comissão Europeia prevê que o custo da despesa pública com os cuidados à população idosa em Portugal possa atingir os 9% do PIB nos próximos anos. A Galp está a analisar um investimento de 500 milhões de euros no hidrogénio verde. A importação de lixo está a baixar desde 2019. Conheça esta e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.

Custo do apoio a idosos pode disparar para 9% do PIB

Portugal, o país mais envelhecido da União Europeia (UE) a par com a Itália, tem a segunda menor cobertura de cuidados de longo prazo entre os 27 Estados-membros, sendo que o país gastava o equivalente a 0,5% do PIB em 2022 em cuidados sociais à população dependente idosa e não idosa. Para garantir um nível de apoio à população dependente semelhante ao dos parceiros europeus, Portugal enfrenta a maior pressão para a subida de custos na UE, com a Comissão Europeia a projetar gastos 18 vezes superiores no horizonte, ou seja, a 9% do PIB.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Galp estuda investimento de 500 milhões no hidrogénio verde

A Galp está a estudar um investimento de 500 milhões de euros para construir 200 megawatts de capacidade de eletrólise para produzir hidrogénio verde, inserido na segunda fase do programa de descarbonização da refinaria da companhia em Sines, no distrito de Setúbal. Esta refinaria é a maior consumidora de hidrogénio em Portugal — produzido, porém, à base de combustíveis fósseis. A meta é tomar uma decisão final de investimento até 2026, mas só se os estudos confirmarem a viabilidade do projeto.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Importação de lixo afundou nos últimos anos

Numa década, Portugal exportou e importou quase 30 milhões de toneladas de lixo. Entre 2014 e 2019, o total do movimento transfronteiriço de resíduos esteve em crescimento, mas desde então a tendência é de descida, ficando abaixo dos três milhões de toneladas de resíduos pela primeira vez em dez anos em 2022. A descida é maior no caso do lixo importado, com o valor a fixar-se em 2.867 toneladas em 2022.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Parlamento quer ouvir 15 pessoas sobre privatização e contrato da ANA

Apesar do chumbo à comissão parlamentar de inquérito à privatização da ANA proposta pelo PCP, os comunistas conseguiram “luz verde” para avançar com sete audições sobre a venda da concessionária dos aeroportos na Comissão de Economia e Obras Públicas. A lista inclui o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, os ex-ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque e o antigo dirigente social-democrata José Luís Arnaut. Juntam-se ainda outras oito inquirições, a pedido do PSD e já aprovadas, aos socialistas João Galamba, Pedro Nuno Santos e Pedro Marques, assim como a outros ex-gestores da ANA.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

Vanguard cria holding e tem 35 milhões para compras

A Vanguard Properties decidiu criar uma holding — a Vanguard Signature — para albergar as empresas do grupo. Depois de quatro compras em dois anos que alargaram o seu raio de ação, a promotora imobiliária do segmento de luxo tem mais “30 a 35 milhões [de euros] em pipeline” que deverão ser concretizados no espaço de um ano, com José Cardoso Botelho, diretor-geral da empresa, a admitir que existem alvos em vista, mas sem os identificar.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: idosos, Galp e importação de lixo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião