Quase todos os concelhos já têm antenas 5G das três operadoras
Em cinco concelhos do país, só estão presentes duas das três operadoras. Mas, em 303 dos 308 municípios, existem estações de quinta geração da Meo, Nos e Vodafone.
O mais recente balanço da Anacom sobre o desenvolvimento da quinta geração móvel mostra que, no final do primeiro trimestre, 303 dos 308 concelhos do país já dispunham de antenas 5G das três principais operadoras, Meo, Nos e Vodafone. Há pelo menos uma estação 5G em cada município (já havia desde o final do ano passado), bem como em 70% das freguesias, segundo o regulador.
No final do mês de março, Portugal tinha 9.999 estações de base com tecnologia 5G, um aumento de 12% em relação ao final de dezembro de 2023. A informação, recolhida pela Anacom, é reportada pelas próprias empresas de telecomunicações.
Segundo o regulador liderado por Sandra Maximiano, os dados “comprovam o crescimento das redes 5G em Portugal, mas revelam também que não existe uma distribuição homogénea ao longo do território, verificando-se que é ao longo da faixa litoral ocidental, principalmente entre Viana do Castelo e Setúbal, e da faixa litoral meridional (Algarve), que a concentração do número de estações é maior”, indica num comunicado.
É neste contexto que a Anacom destaca que quase todos os concelhos do país (303 em 308) têm antenas 5G das três operadoras, pelo que, “em relação ao trimestre anterior, são mais sete concelhos que passam a contar com a presença dos três operadores móveis com rede própria”, refere o regulador das comunicações.
Também destaca que já não existe nenhum concelho só com um operador. Ou seja, os cinco municípios que ainda não têm presença das três maiores empresas de telecomunicações de Portugal já dispõem de dois fornecedores de serviços 5G.
Segundo a Anacom, a Nos é a única operadora que tem estações 5G em todos os concelhos. A Vodafone está presente em 306 e a Meo em 305.
Analisando por freguesias, constata-se que ainda existem muitas sem qualquer infraestrutura 5G, principalmente de baixa densidade populacional. “A área total das freguesias onde não existem estações 5G representa 15% do território nacional e, de acordo com o Censos 2021, corresponde a cerca de 8% da população nacional”, refere a entidade reguladora.
Visto de outra perspetiva, só 36% das antenas 5G estão em freguesias de baixa densidade, mas, do total destas freguesias, 65% dispõem de pelo menos uma estação de quinta geração.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quase todos os concelhos já têm antenas 5G das três operadoras
{{ noCommentsLabel }}