Taylor Swift pressiona inflação em maio. Preço dos hotéis subiu 21,9%

Os preços dos hotéis, motéis e serviços de alojamento similares subiram 21,9% em maio, tudo por causa dos dois concertos de Taylor Swift. Taxa de inflação acelerou para 3,1% em maio.

Os preços no consumidor subiram 3,1% em maio em comparação com o mesmo mês do ano passado, uma aceleração de quase um ponto percentual face ao ritmo da subida de preços registado no mês anterior. E se o efeito-base do IVA explica parcialmente este comportamento, há outro efeito não recorrente (e surpreendente para os que não estiveram atentos ao fenómeno): Os dois concertos de Taylor Swift em Lisboa.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, “entre as contribuições positivas relevantes, realça-se essencialmente a do sub-subgrupo dos Hotéis, motéis, pousadas e serviços de alojamento similares, que apresentou uma variação mensal de 21,9% em consequência do aumento de procura registado em Lisboa devido a um evento cultural de dimensão relevante“. O organismo de estatística não explicita o “evento cultural”, mas, como o ECO tinha noticiado na semana daqueles concertos, citando a GuestReady, uma empresa que opera na hotelaria, os concertos da cantora norte-americana fizeram disparar em cerca de 70% o preço por noite nas unidade de alojamento local, com o preço médio a ultrapassar os 200 euros por dormida. Apesar do aumento dos preços naquela semana, a taxa de ocupação superou os 90%, e entre os hóspedes que mais reservaram estadias em Lisboa, destacaram-se norte-americanos e ingleses, ficando em média cinco noites.

Fonte: INE

As contas do INE são claras: “Esta aceleração resulta essencialmente do efeito de base associado à redução mensal de preços registada em maio de 2023 (-0,7%), no seguimento da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares, e, em menor grau, da aceleração de preços dos hotéis“. Já a chamada inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 2,7% em maio (2,0% em abril).

E quais foram os produtos a travar a inflação em maio? “Em sentido oposto, assinalam-se as diminuições das taxas de variação homóloga dos Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (classe 5) e do Lazer, recreação e cultura (classe 9), com variações de -2,4% e -0,2%, respetivamente (-1,9% e 0,5% em abril)”, assinala o INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taylor Swift pressiona inflação em maio. Preço dos hotéis subiu 21,9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião