Azitek conclui ronda de 750 mil euros e aponta a cinco novos mercados europeus
Expandir para Itália, Áustria, Polónia, República Checa e Eslováquia são os objetivos até 2025. A startup incubada na UPTEC, no Porto, quer ainda duplicar a equipa até ao final do ano.
A Azitek, que desenvolve tecnologia com base em sistemas IoT para fazer rastreamento de ativos, acaba de concluir uma ronda de financiamento de 750 mil euros, elevando para mais de 1 milhão de euros o capital levantado pela startup portuguesa incubada na UPTEC, no Porto. Expandir para Itália, Áustria, Polónia, República Checa e Eslováquia são os objetivos até 2025.
“Estamos muito satisfeitos com o encerramento desta ronda, que nos vai permitir reforçar a equipa, acelerar a entrada em novos mercados e continuar a desenvolver a nossa tecnologia diferenciadora”, afirma José Valente, CEO da Azitek, citado em comunicado.
A startup já está a operar em Espanha, “com a maior empresa europeia da Ford, que é em Valência”, explica ao ECO José Valente. Questionado sobre os novos mercados de expansão, responde que “o foco é no mercado espanhol, mas [quer] expandir para Itália, Áustria, Polónia, República Checa e Eslováquia”. “No final de 2025 já contamos estar a operar nesses mercados, com parceiros e distribuidores que operam nestas geografias”, revela.
Há ainda planos para duplicar a equipa até ao final do ano. “Somos seis, queremos ser 12 e continuar a crescer em 2025”, adianta o CEO.
O foco é no mercado espanhol, mas queremos expandir para Itália, Áustria, Polónia, República Checa e Eslováquia. No final de 2025 já contamos estar a operar nesses mercados, com parceiros e distribuidores que operam nestas geografias.
Esta nova injeção de capital de 750 mil euros foi liderada pela Beta Capital, em coinvestimento com a Portugal Ventures (investidor inicial) e a Cedrus Capital, elevando para mais de 1 milhão de euros o capital já angariado.
A Azitek tem reconhecimento de idoneidade, em matéria de I&D, por parte da ANI – Agência Nacional de Inovação, e com esta ronda vai acelerar o desenvolvimento da tecnologia com aplicação no rastreamento de ativos, utilizando sistemas IoT, “especialmente adaptada para otimizar a gestão de ativos e automatizar processos logísticos em diversos setores industriais”.
Em 2023, e depois de vencer uma iniciativa do European Institute of Innovation and Technology (EIT) Manufacturing, a startup foi escolhida pela Ford Motor Company para implementar um sistema de rastreamento de ativos na maior fábrica europeia da construtora automóvel americana, “que permitiu resolver o problema da execução de inventário manual”, processo propenso a erros, e que leva a uma perda anual de 7% das caixas utilizadas.
A sua tecnologia é também usada na gestão de resíduos da cidade do Porto, através da Porto Ambiente, e oferece soluções para a indústria na área da automatização de processos, tendo como clientes a Bosch, a BorgWarner, a Gestamp, entre outros. Tem já clientes em Portugal, Espanha e Estados Unidos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Azitek conclui ronda de 750 mil euros e aponta a cinco novos mercados europeus
{{ noCommentsLabel }}