Ex-diretor da indiana Tata Steel é o novo CEO da Cimpor Portugal

Cevat Mert tem um envelope de 270 milhões de euros até 2030 para fazer investimentos de caráter ambiental e responsabilidade social, com vista a atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Cevat Mert, novo CEO da Cimpor para Portugal e Cabo Verde

A Cimpor tem um novo CEO. A cimenteira, que foi comprada este ano pela Taiwan Cement Corporation, apontou Cevat Mert, antigo diretor comercial da indiana Tata Steel para a Europa Central e Oriental, como o novo líder para Portugal e Cabo Verde.

Cevat Mert ficará responsável por prosseguir prosseguir os esforços da empresa para responder às exigências de sustentabilidade do setor, tendo um envelope de 270 milhões de euros até 2030 para investimentos com objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Cevat Mert é formado em Engenharia e “conta com uma destacada experiência internacional”, refere a Cimpor em comunicado enviado às redações. O novo líder do negócio da Cimpor em Portugal conta com uma experiência de mais de 24 anos na Tata Steel Europe, onde ocupava até agora o cargo de diretor comercial para a Europa Central e Oriental, em Londres.

A cimenteira destaca que o novo CEO “junta-se à Cimpor Portugal e Cabo Verde num momento marcado pelo crescimento do grupo a nível internacional e pela adaptação às exigências de sustentabilidade do setor”, refere o mesmo documento.

Segundo a Cimpor, a nomeação de Cevat Mert “é um importante passo para dar continuidade à execução do Plano Estratégico da Cimpor que tem por objetivo atingir a neutralidade carbónica até 2050, apoiado numa série de investimentos de caráter ambiental e responsabilidade social que somarão até 2030, 270 milhões de euros”.

Dos investimentos anunciados contam-se, entre outros, a substituição de combustíveis fósseis por uma variedade de combustíveis alternativos, a reconversão de linhas de produção para uma maior aposta em argilas calcinadas e o recurso a energia fotovoltaica.

A atualização das fábricas da Cimpor é uma “estratégia indispensável”, com a empresa a destacar o investimento de 121 milhões na fábrica de Alhandra, anunciado em maio deste ano, e que, através da modernização de infraestruturas como fornos e moinhos, bem como da aposta na utilização de energias renováveis, permitirá agilizar processos e reduzir significativamente o impacto da sua atividade.

“É fundamental caminhar rumo à sustentabilidade sem esquecer o papel que a Cimpor tem a nível nacional em termos de impacto económico e de criação de emprego. O nosso objetivo é diminuir a nossa pegada ambiental enquanto reforçamos o papel participativo da Cimpor nas comunidades locais em torno dos nossos centros e no envolvimento em projetos de responsabilidade social que beneficiam diretamente as regiões em que nos encontramos”, explica o novo CEO Cevat Mert.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-diretor da indiana Tata Steel é o novo CEO da Cimpor Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião