CIP apoia António Costa no Conselho Europeu pela “experiência” e “qualidades políticas”
Associação empresarial considera que a afirmação de Portugal também se faz a partir da representação neste tipo de instituições. Eleição do ex-primeiro-ministro seria “excelente notícia”.
A CIP – Confederação Empresarial de Portugal declarou esta sexta-feira que apoia António Costa para a presidência do Conselho Europeu, defendendo que a “experiência nacional e internacional” e as “qualidades políticas” do ex-primeiro-ministro português podem ajudar a “quebrar o ciclo de relativo empobrecimento” da União Europeia (UE) face aos EUA e à China.
Em comunicado, a associação empresarial considera que a eleição de António Costa para presidente daquela instituição europeia seria uma “excelente notícia” para a Europa e para o país. “A afirmação de Portugal faz-se também através desta presença e representatividade nos fóruns globais“, sustenta, lembrando que já houve um líder da Comissão Europeia português (Durão Barroso, entre 2004 e 2014) e, atualmente, o secretário-geral das Nações Unidas é o português António Guterres.
Nesta declaração de apoio “supra-partidário”, que reforça o apoio já manifestado pelo Governo de Luís Montenegro, a associação liderada por Armindo Monteiro aproveita para fazer um apelo para que a UE atue “de forma decisiva” no sentido de “assegurar a competitividade a longo prazo, a prosperidade e a liderança na cena mundial, além de fortalecer a soberania estratégica“.
“A CIP, diretamente ou através da Business Europe, considera essencial colocar sobre a mesa todos os problemas de modo a que, em conjunto com os empresários portugueses e europeus, seja possível recolocar a Europa na liderança global nos mais diversos domínios”, acrescenta ainda a mesma nota.
As negociações para decidir quem vai ocupar os cargos de topo em Bruxelas nos próximos cinco anos arrancaram na segunda-feira com um encontro informal entre os líderes dos 27 Estados-membros. Embora o nome de António Costa seja há muito tido como o preferido para liderar o Conselho Europeu, ainda não foi alcançado um acordo, que se espera agora que seja obtido no Conselho Europeu formal de 27 e 28 de junho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CIP apoia António Costa no Conselho Europeu pela “experiência” e “qualidades políticas”
{{ noCommentsLabel }}