Mãe das gémeas luso-brasileiras disse ter garantia de todas as aprovações para o tratamento

  • ECO
  • 21 Junho 2024

Segundo a médica das crianças, a mãe terá afirmado, por e-mail, que "o processo administrativo [do fármaco] teria as aprovações necessárias até à ministra da Saúde”.

A mãe das gémeas luso-brasileiras que receberam o tratamento com o medicamento mais caro do mundo terá dito, numa consulta com a médica das crianças no Hospital de Santa Maria, que “a família dispunha de garantias de que todo o processo administrativo [do fármaco] teria as aprovações necessárias até à ministra da Saúde”, avança o Correio da Manhã (acesso pago).

A afirmação constará de um e-mail enviado pela mãe das crianças a Teresa Moreno, segundo disse esta médica à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS). Quando confrontada pela IGAS sobre essa declaração, a mãe das gémeas confirmou que trocou e-mails com frequência com Teresa Moreno, mas alegou não se recordar daquela afirmação. Esta sexta-feira, os deputados da comissão de inquérito ao caso devem questioná-la sobre este tema, já que Daniela Martins deverá depor presencialmente no Parlamento.

Em dezembro do ano passado, no âmbito da inspeção ao caso, a IGAS pediu à médica pediatra que, numa segunda audição, concretizasse as declarações da mãe das gémeas, que será ouvida esta sexta-feira no Parlamento. “A certa altura, arrogantemente — e habitualmente é muito simpática –, diz que só precisa da minha assinatura, pois tem todas as outras garantidas até à ministra da Saúde“, afirmou Teresa Moreno, citando um e-mail enviado pela mãe das meninas em 24 de janeiro de 2020.

Sobre o mesmo caso, o Expresso (acesso pago) avança esta sexta-feira que a juíza de instrução criminal que analisou o caso das gémeas luso-brasileiras considera que Marcelo Rebelo de Sousa devia ter sido investigado. No despacho enviado ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Gabriela Assunção defende que não houve uma atuação neutra por parte do Presidente da República que, na sua opinião, terá sido decisivo no processo. É “descrita pelo Ministério Público a prática de atos, atribuíveis a Sua Excelência o Senhor Presidente da República, que não são neutros em relação aos atos imputados aos suspeitos”, argumenta a magistrada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mãe das gémeas luso-brasileiras disse ter garantia de todas as aprovações para o tratamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião