Ana Catarina Mendes eleita vice-presidente da bancada socialista no Parlamento Europeu
A eurodeputada do PS vai ser a vice-presidente da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu na próxima legislatura.
Ana Catarina Mendes, eurodeputada eleita pelo PS, vai ser vice-presidente da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu na próxima legislatura. “Estou convicta de que os socialistas serão um voz ativa nas políticas mais progressistas, humanistas e solidárias para continuarmos a afirmar o projeto europeu com os valores de sempre“, afirmou aos jornalistas esta quarta-feira, em Bruxelas.
Segundo a eurodeputada, que toma posse a 16 de julho, juntamente com os restantes 719 eurodeputados eleitos nas últimas eleições, “estamos num momento chave do projeto europeu“, fazendo referência aos resultados das eleições europeias em Estados-Membros como França em Itália em que a extrema-direita saiu vencedora.
“Serão cinco anos desafiantes para que daqui a cinco anos possamos dizer que a voz dos socialistas conseguiu manter aquele que é, do meu ponto de vista, o melhor projeto político sonhado e conseguido nestes anos todos”, disse.
A eurodeputada, agora vice-presidente dos socialistas, foi ainda questionada sobre as negociações para os cargos de topo da próxima legislatura, entre os quais, o cargo de presidente do Conselho Europeu, que deverá ser ocupado por António Costa nos próximos cinco anos. Enquanto este último não necessita de ir a votos no Parlamento Europeu, sendo apenas necessário uma aprovação da maioria dos Estados-membros, o mesmo não se pode dizer sobre a reeleição de Ursula von der Leyen para o cargo de presidente da Comissão Europeia.
A candidata alemã pelo Partido Popular Europeu (família do PSD e CDS) precisa de 361 votos no Parlamento Europeu para ser reconduzida, e precisará do apoio dos socialistas. Este ainda não foi formalizado, uma vez que, durante a campanha eleitoral, Von der Leyen mostrou-se disponível para negociar com a bancada da direita radical no Parlamento Europeu algo que não agradou aos socialistas.
“Estão a decorrer negociações para os mais altos cargos. Não julgo que seja este o momento para dizer [se os socialistas apoiarão Von der Leyen]”, disse Ana Catarina Mendes. “A extrema-direita é para ser combatida, e tem de ser combatida com respostas concretas aos problemas das pessoas”, frisou, não adiantando mais sobre o sentido de voto dos socialistas. A decisão sobre os cargos de topo será formalizada no próximo Conselho Europeu, entre 27 e 28 de junho.
Além de Ana Catarina Mendes, também João Cotrim de Figueiredo foi eleito vice-presidente da bancada liberal (Renovar Europa) para a próxima legislatura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ana Catarina Mendes eleita vice-presidente da bancada socialista no Parlamento Europeu
{{ noCommentsLabel }}