EDP vende desvio tarifário por 100 milhões de euros
A EDP informa ainda que "prevê continuar a vender desvios e défices tarifários adicionais" até ao fim de 2024.
A SU Eletricidade, detida a 100% pela EDP, vendeu por 100 milhões de euros o “desvio” tarifário em Portugal, de acordo com comunicado da empresa ao mercado.
A comercializadora, de último recurso do sistema elétrico português, “acordou a venda sem recurso de, aproximadamente, €100 milhões do ajustamento definitivo de 2023 relativo à atividade de aquisição, e subsequente venda, de energia elétrica aos produtores que beneficiem de regimes de remuneração garantida”, indica a nota publicada no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Um “desvio” ocorre devido à diferença entre os preços reais da eletricidade e as previsões que o regulador (ERSE) usa para calcular as tarifas. Em 2023, existiu um desvio de 1.717 milhões de euros, que resultou num maior encargo com as despesas do sistema elétrico. Para evitar um aumento significativo das tarifas junto dos consumidores, a ERSE decidiu distribuir esse custo por cinco anos.
A volatilidade dos preços tem sido de tal forma grande que o exercício de previsão das tarifas se torna mais difícil, tem adiantado o regulador.
A EDP informa ainda que “prevê continuar a vender desvios e défices tarifários adicionais” até ao fim de 2024. A SU Eletricidade abastece os consumidores no mercado regulado, cujas tarifas são fixadas anualmente pela ERSE.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP vende desvio tarifário por 100 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}