#16 Oitavos-de-final do Euro 2024: Quem fará a festa e quem fará as malas?
O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.
Chegou a fase eliminar do Euro 2024: O tudo ou nada. Não há segundas oportunidades, nem muito tempo para aprender e reagir. O vencedor faz a festa e passa à próxima fase, estando um pouco mais perto de Berlim, e o derrotado faz as malas para ir para casa. Neste texto, fazemos uma breve antevisão a cada jogo dos oitavos-de-final, incluindo obviamente o Portugal x Eslovénia e a previsão de cada vencedor. O futebol prega partidas e costuma ser imprevisível nestas fases. Por isso, mais cedo ou mais tarde, haverá surpresas. Que comece.
Oito cantos
Espanha x Geórgia
No Mundial 2018, muitos já davam a Espanha na próxima fase (perdeu com a Rússia). No Mundial 2022, já se falava em Espanha x Portugal, porém ambos foram eliminados por Marrocos. Agora vão enfrentar a Geórgia, que joga bem num bloco baixo e pode ser perigosa em contra-ataques (vejamos o caso de Portugal). A Espanha terá de gerir bem a posse e encontrar soluções, pelo qual deverá eliminar a Geórgia e passar aos quartos-de-final. Até porque estão numa grande forma e a fazer um belo torneio. Há é que ter cuidado para não subestimar o adversário.
Vencedor: Espanha
Alemanha x Dinamarca
Jogar em casa é sempre uma vantagem. Ora a Alemanha quase não sai do sofá e é uma alavanca para o desempenho da equipa, que tem estado muito positivo. Tiveram só um percalço contra a Suíça (já tinha garantido a passagem), mas, a par da Espanha, a Alemanha tem sido uma das seleções mais fortes. Já a Dinamarca é ultimamente uma incógnita: ou faz um grande torneio (meias-finais no último Euro) ou um péssimo (último lugar no último Mundial). Neste Euro, empatou os três jogos (Sérvia, Inglaterra, Sérvia e Eslovénia). Tem equipa para mais, mas falta algo. Não se sabe se vai arrancar ou apenas ficar neste limbo.
Vencedor: Alemanha
Portugal x Eslovénia
Será interessante perceber que 11 inicial vai ser escolhido e que ajustes foram feitos depois do jogo com a Geórgia. Antevendo a partida, pode não ser tão fácil como a maioria das pessoas pensa, pois Portugal tem dificuldades em penetrar blocos baixos e a Eslovénia é uma equipa que conhece as suas limitações e sustenta-se numa organização defensiva recuada, com ataque direto através de sobretudo Benjamin Sesko. Na baliza também há Oblak. Contudo, e com o plantel que Portugal tem, tudo o que não seja uma vitória é uma derrota.
Vencedor: Portugal
França x Bélgica
Interessante para ver não porque as duas seleções têm estado ao mais alto nível, mas precisamente o contrário: momento complicado. Quem vai jogar mais futebol e assumir? A França tem estado muito abaixo das expetativas a nível exibicional, com falta de criatividade ofensiva (zero golos de jogo corrido), e a Bélgica foi vítima de vários golos anulados de Romelu Lukaku. Só marcaram numa partida. Com AurélienTchouaméni e Adrien Rabiot a equilibrar (mais N´Golo Kanté a correr sem parar), o meio-campo francês pode ter superioridade e ser letal depois com as flechas Ousmane Dembélé e Kylian Mbappé. O vencedor deste jogo irá enfrentar o vencedor do Portugal x Eslovénia.
Vencedor: França
Roménia x Países Baixos
Mais um gigante adormecido. Na fase de grupos do Euro 2024, os Países Baixos também não corresponderam às expectativas. Começaram com uma vitória suadíssima contra a Polónia (valeu Weghorst), empataram com a França num jogo pobríssimo e foram derrotados pela Áustria. Falta veia goleadora aos Países Baixos e agora vão enfrentar uma Roménia forte coletivamente, com garra e vontade de fazer mais história. Passaram pela primeira vez aos oitavos-de-final em primeiro lugar. Por um lado, não têm nada a perder (bom). Por outro, a pressão de jogar nestes grandes palcos é grande. E enfrentam uma seleção com individualidades de maior nível que, ao mínimo erro, pode ir tudo por água abaixo.
Vencedor: Países Baixos
Áustria x Turquia
A Áustria de Ralf Rangnick pode ser o undergog deste Euro 2024. Com a França e os Países Baixos no mesmo grupo, terminou líder. Nestes três jogos, a Áustria implementou a sua filosofia e deu resultado. Sem bola, faz uma pressão alta para eliminar o espaço e reage rápido à perda e, com bola, aposta num contra-ataque vertical para atacar logo o espaço (se houver), em vez de uma posse mais continuada (é a 15.ª equipa em 24 a nível de posse). Contra a Turquia pode ser fatal, pois os turcos já apresentaram problemas na transição defensiva. Ainda assim, podem corrigir aspetos e não podemos ignorar nomes como Arda Guler e Hakan Çalhanoglu.
Vencedor: Áustria
Inglaterra x Eslováquia
A Inglaterra está no mesmo saco que a França e os Países Baixos. Completa desilusão. O selecionador Gareth Southgate tem tido muitas dificuldades em extrair o potencial e construir uma máquina coletiva letal. Observou-se um futebol que não entusiasmou muito, mas, ainda assim, conseguiram calhar no lado mais acessível. Agora é uma questão de perceber se vão aproveitar. Pela frente têm a Eslováquia, que conseguiu vencer a Bélgica e empatar com a Roménia para avançar para os oitavos-de-final. Vontade não lhes deve faltar.
Vencedor: Inglaterra
Suíça x Itália
Normalmente somos tentados a dar o favorito (ou a equipa de maior nome) como vencedor. Tendo em conta o que ambas as seleções fizeram neste Euro 2024, a Suíça pode surpreender algumas pessoas e eliminar a Itália, que tem estado muito abaixo das suas expectativas. Recordar que a Itália é atualmente campeã em título, mas as suas exibições deixaram muito a desejar. Já a Suíça tem sido uma equipa a não subestimar e, por muito pouco, não terminou o Grupo A à frente da Alemanha. A previsão é Suíça na próxima fase.
Vencedor: Suíça
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#16 Oitavos-de-final do Euro 2024: Quem fará a festa e quem fará as malas?
{{ noCommentsLabel }}