#16 A arca de Nagelsmann e Itália prova chocolate suíço

O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.

Os oitavos-de-final já chegaram e vieram com estrondo. A verdade é que o nome pouco importa se não há futebol suficiente e a Itália desiludiu neste Euro 2024. Depois do que se viu na fase de grupos, percebia-se que não iam longe e bastou apanharem uma seleção mais organizada para serem eliminados. A Suíça mostrou mais qualidade, com Manuel Akanji muito bem defensivamente, Granit Xhaka a fazer um torneio incrível e nomes como Dan Ndoye e Ruben Vargas na frente. Mais tarde, a Alemanha também não teve tarefa fácil e passou literalmente por uma tempestade para conseguir alcançar o pote de ouro no final. Entraram muito fortes, mas Kasper Schmeichel ainda foi mais e a Dinamarca conseguiu depois equilibrar e criar várias oportunidades. Contudo, na segunda parte, a Alemanha passou de sofrer golo (anulado) para marcar de penálti em dois minutos e abriu caminho. Mau dia para Joachim Andersen, do céu ao Inferno.

Os 3 Cantos do Dia

Alemanha atinge marca e está a um golo de recorde

Após eliminarem a Dinamarca, a Alemanha chegou assim às 30 vitórias em Campeonatos da Europa, uma marca que nenhuma seleção tem. Em segundo lugar, vem a Espanha (24) e a Itália (22); Portugal tem de momento 21. No que toca a golos, a seleção de Julian Nagelsmann também pode entrar nos manuais, pois, se marcarem no próximo jogo dos quartos-de-final (Espanha ou Geórgia), quebram o seu recorde de mais golos numa só edição em Campeonatos de Europa. Jamal Musiala leva três golos e igualou Georges Mikautadze (Geórgia) na lista dos melhores marcadores do Euro 2024.

Eterno Manuel Neuer

Manuel Neuer, de 38 anos, converteu-se no jogador alemão com mais jogos (19) em Campeonatos da Europa, superando Sebastian Schweinsteiger (18). Não é dos que coloca o seu nome só para ter a nota, sem ter ajudado. Quanto foi chamado à ação, assumiu e bem. Do outro lado, vimos Kasper Schmeichel a fazer mais defesas (sete, sendo que cinco foram dentro de área), estando imperial sobretudo no início da partida. Aos 10 minutos, já levava quatro defesas.

Hat-trick pesado finalizado pela Itália

A Itália foi eliminada pela Suíça nos oitavos-de-final do Euro 2024 e isso significa também que é o terceiro Campeonato da Europa consecutivo em que o campeão do Europeu cai nesta fase. Aconteceu com a Espanha em 2016, depois Portugal em 2021 e agora Itália. Escalar a mesma montanha duas vezes de seguida não é fácil e vê-se muitas vezes atletas/seleções a subir ao topo e depois cair. Na história, apenas uma seleção conseguiu revalidar o título: Espanha em 2012, que, coincidentemente, foi a última vez em que a Itália sofreu dois golos num jogo de Europeu. Marca repetiu-se com a Suíça.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#16 A arca de Nagelsmann e Itália prova chocolate suíço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião