Juros dos novos empréstimos da casa baixam pelo oitavo mês
Desde setembro que os juros das novas operações de crédito estão em queda. Em maio, a taxa média caiu para 3,71%, o valor mais baixo em mais de um ano.
Os juros das novas operações de crédito à habitação continuam a recuar. Baixaram em maio pelo oitavo mês consecutivo, atingindo o valor mais baixo em mais de um ano, acompanhando de perto a tendência de alívio das Euribor.
A taxa de juro média dos novos empréstimos da casa recuou para 3,71% em maio, baixando 0,03 pontos percentuais em relação ao mês anterior, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal. Desde setembro, quando atingiu os 4,27%, o valor mais elevado desde 2012, que os juros da casa estão em queda.
Esta evolução reflete a tendência de descida das Euribor, que são usadas no cálculo da taxa dos empréstimos da casa na maioria dos contratos. Estas taxas interbancárias têm vindo a cair desde o final do ano passado perante a expectativa de redução dos juros de referência do Banco Central Europeu (BCE). Uma expectativa que se veio a confirmar no mês passado, quando o BCE procedeu ao primeiro corte em cinco anos. Mais duas reduções deverão ter lugar este ano, segundo os analistas.
Juros da casa recuam há oito meses
Fonte: Banco de Portugal
Segundo o Banco de Portugal, a taxa de juro média dos novos contratos de crédito à habitação diminuiu 0,02 pontos percentuais para 3,61%. Quanto aos contratos renegociados, a taxa de juro média registou um aumento 0,02 pontos percentuais para 4,06%.
Em comparação com os outros membros da Zona Euro, onde a taxa de juro das novas operações foi de 3,76%, Portugal tinha a sétima taxa mais baixa. Malta, Bélgica, Espanha, França, Itália e Eslovénia apresentavam taxas inferiores à portuguesa.
Nos empréstimos ao consumo, a taxa média reduziu-se pela primeira vez este ano. Caiu 0,08 pontos percentuais para 9,55%.
Em relação às empresas, também se deu uma redução na taxa de juro média dos novos empréstimos: caiu 0,01 pontos percentuais para 5,62%.
(Notícia atualizada às 12h10)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Juros dos novos empréstimos da casa baixam pelo oitavo mês
{{ noCommentsLabel }}