#27 Será que é desta que o “Football” volta a casa?

O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.

Grão a grão enche a galinha o papo e jogo a jogo a Inglaterra chega à final após um torneio em sub-rendimento. Ainda assim, é de assinalar o seu crescimento desde o jogocom a Suíça e agora Países Baixos. O momento aperta e houve mais futebol. Por mais que Gareth Soutghate não seja um excelente treinador, vai sobrevivendo sobretudo graças a um ataque de luxo e dá assim continuidade a bons resultados (duas finais, uma semi-final e uns quartos- de-final em quatro grandes competições). Também teve coragem ao tirar Phil Foden e Harry Kane e ganhou o jogo com as substituições. OllieWatkins fez um grande movimento (habitual no Aston Villa) e marcou quando talvez já se pensava em prolongamento. Em suma, já se conhece a final do Euro 2024: Espanha x Inglaterra, jogo marcado para o dia 14 de julho em Berlim.

Os 3 Cantos do Dia

Duas partes distintas

Na primeira parte, a Inglaterra superiorizou-se aos Países Baixos, aproveitando falhas defensivas do adversário (posicionamento e espaço pelos corredores laterais). KobbieMainoo e Phil Foden, dotados de liberdade, procuraram ligar o jogo e fazer estragos. A saída de Memphis Depay acaba por ser decisiva, pois deu a hipótese de os Países Baixos ajustarem o meio-campo e equilibrar mais a partida, retirando capacidade ofensiva à Inglaterra com o desenrolar o jogo. Viu-se uma Inglaterra diferente na segunda parte, com raras chegadas à área. No entanto, Watkins entrou e fez a diferença. É futebol.

Uma Inglaterra muito positiva nas estatísticas

Só há quatro equipas que chegaram à final do Europeu de forma consecutiva: URSS (1960, 1964), Alemanha (1972-1976-1980; 1992, 1996), Espanha (2008, 2012) e agora Inglaterra (2020, 2024). A nível estatístico em Campeonatos da Europa, a Inglaterra sorri, pois chega a nova final com uma série de 13 jogos sem perder (no tempo regulamentar) e apenas uma derrota nos últimos 24 jogos (no tempo regulamentar). Agora terão pela frente a Espanha, que tem sido disparada a melhor equipa do Euro 2024. Tarefa muito difícil para a Inglaterra e desafio para Harry Kane, que se tornou frente aos Países Baixos o jogador com mais golos em fases a eliminar da história dos Europeus. Superou Antoine Griezmann (5) e tem agora 6 golos.

Xavi Simons merecia mais

Xavi Simons foi porventura o melhor jogador em campo (Watkins o mais importante pelo golo na reta final). O craque neerlandês não cedeu à pressão e deu um passo em frente, com um fantástico golo aos sete minutos (entrou no top 4 de golos mais rápidos nas meias-finais de um Europeu, além de que foi o seu primeiro golo numa competição oficial). Fartou-se de correr e teve um papel importante na construção dos Países Baixos. Agora que foram eliminados (acreditava-se numa possível chegada à final,tendo em conta a irregularidade exibicional da Inglaterra) vale também a pena mencionar Nathan Aké e Cody Gakpo. Dos melhores jogadores de todo o torneio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#27 Será que é desta que o “Football” volta a casa?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião