Mota-Engil assina contrato de 1,2 mil milhões de dólares para construção no México

O acordo, que integra a Duro Felguera, tem como objeto o desenvolvimento da engenharia, construção, financiamento e operação de uma unidade de produção de amoníaco, ureia e Adblue.

A Mota-Engil, através da sua subsidiária no México, assinou um contrato com a Pemex Transformación Industrial, subsidiária da empresa petrolífera estatal mexicana, Petróleos Mexicanos, para a construção de uma unidade industrial de fertilizantes no país, um contrato no valor de 1,2 mil milhões de dólares, que integra a sua associada Duro Felguera.

O acordo tem como objeto o desenvolvimento da engenharia, construção, financiamento e operação de uma unidade de produção de amoníaco, ureia e Adblue com uma produção equivalente superior a 700.000 toneladas por ano, situada em Escolín, Poza Rica, Estado de Vera Cruz, segundo adiantou a empresa liderada por Carlos Mota dos Santos, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O projeto será desenvolvido em três fases, sendo que a primeira, com uma duração entre quatro e seis meses, envolve o desenvolvimento de estudos de viabilidade de engenharia, seguindo-se a fase de construção, que se estima em 42 meses, com um investimento de 1,2 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros), seguindo-se a fase de operação técnica da unidade durante 20 anos.

Segundo adianta a empresa, o acordo prevê que “a remuneração será efetuada através das tarifas correspondentes aos pagamentos por disponibilidade durante o período de operação da unidade industrial de 20 anos, tendo a remuneração do investimento uma tarifa fixa, atualizada anualmente à taxa de inflação, estando a componente de remuneração da operação indexada à performance.”

A Mota-Engil México será a empresa responsável pela coordenação global do projeto, integrando a empresa associada Duro Felguera, “que aportará a sua vasta experiência e know-how especializado em construção industrial e energia, num primeiro projeto em conjunto, perspetivando-se futuras parcerias com aquela associada no âmbito da transição energética e em projetos industriais associados ao fenómeno do nearshoring, onde a Mota-Engil México pretende posicionar-se como um promotor relevante no reforço da capacidade competitiva do México na região em que se insere”, explica a empresa.

(Notícia atualizada às 17h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil assina contrato de 1,2 mil milhões de dólares para construção no México

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião