Governo aprovou concurso para segundo troço da Alta Velocidade
O conselho de ministros aprovou ontem o concurso público para o segundo troço da linha de Alta Velocidade ferroviária entre Porto e Lisboa, que ligará Oiã a Soure.
O conselho de ministros aprovou o lançamento do concurso público para a construção do segundo troço da linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, que ligará Oiã, no distrito de Aveiro, a Soure, no distrito de Coimbra. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo primeiro-ministro, durante o debate do estado da nação.
O troço entre Oiã e Soure faz parte da primeira fase do projeto e tem um valor estimado de 1.918 milhões de euros. O prazo para a apresentação de propostas do primeiro concurso, entre Campanhã e Soure, terminou a 2 de julho, tendo o consórcio nacional que integra a Mota-Engil apresentado a única proposta admitida.
A resolução do Conselho de Ministros “autoriza a realização da despesa inerente à celebração do contrato de concessão, em regime de parceria público-privada, para a conceção, projeto, construção, financiamento, manutenção e disponibilização das Infraestruturas Ferroviárias do Troço Oiã-Soure, integrado no Programa Nacional de Investimento para a década de 2021 a 2030, no âmbito do projeto da linha de alta velocidade entre o Porto e Lisboa”.
Quando estiver concluída, a linha ferroviária de Alta Velocidade vai permitir viajar entre o Porto e Lisboa em 1h15, menos de metade das atuais 2h49. A obra será feita em três fases. A primeira compreende dois troços: Campanhã (Porto) – Oiã (Aveiro) e Oiã – Soure, e deverá estar concluída até ao final de 2030, segundo o cronograma da Infraestruturas de Portugal. A segunda ligará Soure ao Carregado (2032) e a terceira o Carregado à estação do Oriente, em Lisboa, ainda sem prazo definido.
Para ajudar a financiar o projeto, Portugal apresentou uma candidatura para receber 729 milhões de euros em fundos europeus do Mecanismo Interligar a Europa, só para a primeira fase. O Banco Europeu de Investimento aprovou no final de junho novos financiamentos, onde se inclui uma soma de até 3.000 milhões de euros para a Alta Velocidade ferroviária em Portugal.
Está ainda prevista a construção da linha de Alta Velocidade Porto – Vigo, com novas estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga e Valença. O arranque da construção está previsto para 2027. Quando estiver concluída, a ligação à capital da Galiza passará a ser feita em 50 minutos.
Em maio, o Governo anunciou o relançamento do projeto para a ligação entre Lisboa e Madrid, onde se inclui a terceira travessia do Tejo. A obra só deverá estar concluída em 2034 e tem um custo global estimado de 3,9 mil milhões de euros.
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