Ganhos do BCP e da Galp seguram Lisboa em terreno positivo
As quedas do Grupo EDP estiveram a impedir a praça nacional de registar uma subida mais expressiva, com os ganhos do PSI a ficarem aquém dos registados pelos congéneres europeus.
A bolsa de Lisboa encerrou a sessão em alta ligeira, com os ganhos da Galp, BCP e Jerónimo Martins a conseguirem compensar a desvalorização registada pelas ações da família EDP. Apesar de ter fechado no verde, o índice PSI terminou o dia com ganhos inferiores aos dos registados pelas principais praças europeias.
O índice de referência PSI avançou 0,23% para 6.627,04 pontos, com oito ações em alta, sete no vermelho e uma inalterada. Lisboa acompanhou o sentimento positivo que se vive tanto na Europa, como nos EUA, com os investidores a aplaudirem os mais recentes indicadores económicos divulgados na maior economia do mundo e que afastam um cenário de recessão no país.
A maioria das praças europeias estiveram a valorizar mais de 1%, animadas por melhores perspetivas para a economia e com os investidores a anteciparem um corte de juros por parte da Reserva Federal dos EUA em setembro, depois de a inflação ter baixado os 3%, em julho.
Em Lisboa, a Galp liderou os ganhos. A petrolífera valorizou 1,6% para 19,085 euros, seguida pelo BCP, com uma valorização de 1,5% para 39,37 cêntimos.
A animar a sessão esteve ainda outro peso pesado da bolsa portuguesa. A Jerónimo Martins fechou a avançar 1,35% para 16,50 euros.
No vermelho estiveram esta quinta as ações “verdes”. A EDP desceu 0,83% para 3,6830 euros, enquanto a EDP Renováveis perdeu 0,64% para 14,07 euros. A Greenvolt acompanhou as descidas do setor e terminou a desvalorizar 0,6% para 8,30 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ganhos do BCP e da Galp seguram Lisboa em terreno positivo
{{ noCommentsLabel }}