Atividade económica desacelera em junho e clima económico diminuiu em julho
Indicador de atividade económica registou variações homólogas positivas entre setembro e junho, tendo desacelerado nos últimos dois meses. Clima económico caiu em junho e julho.
O indicador de clima económico diminuiu em julho, enquanto o indicador de atividade económica desacelerou em junho, de acordo com a análise publicada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com a síntese económica de conjuntura, o indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos qualitativos às empresas, diminuiu em junho e julho, após ter aumentado em maio. Já o indicador de atividade económica, que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que refletem a evolução da economia, registou variações homólogas positivas entre setembro e junho, tendo desacelerado nos últimos dois meses.
Os indicadores de curto prazo relativos à atividade económica na perspetiva da produção, disponíveis para junho, apontam, em termos homólogos, para uma diminuição em volume na indústria, uma aceleração em volume na construção e nominal nos serviços e para um aumento nominal na indústria.
A conjuntura reflete, por exemplo, a queda de 3% em junho do Índice de Produção Industrial (ajustado de efeitos de calendário e de sazonalidade), após ter subido 11% no mês anterior. Descontando a energia, verificou-se uma diminuição de 1,9% na indústria (variação de -0,8% no mês anterior). Olhando para o segundo trimestre de 2024, o índice agregado aumentou 1,2%.
Os dados do organismo de estatística nacional indicam ainda que, em termos nominais, o índice de volume de negócios na indústria (ajustado de efeitos de calendário e de sazonalidade) aumentou 1,7% em junho (diminuição de 2,7% no mês anterior). Excluindo a energia, o volume de negócios diminuiu 0,5%. No segundo trimestre de 2024, as vendas na indústria diminuíram 0,4% (taxa de -3,7% no trimestre precedente).
Por seu lado, o índice de volume de negócios nos serviços apresentou uma variação homóloga de 4,4% em junho (2,9% no mês anterior) e o índice de produção na construção acelerou para uma variação homóloga de 2,1% em junho, após ter aumentado 0,6% no mês precedente.
Paralelamente, o INE recorda que o indicador de confiança dos consumidores aumentou em junho e julho, após ter diminuído em maio, superando pela primeira vez o valor registado em fevereiro de 2022, antes da queda abrupta verificada em março do mesmo ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Atividade económica desacelera em junho e clima económico diminuiu em julho
{{ noCommentsLabel }}