Mercadorias movimentadas pelo porto de Lisboa sobem no 1.º semestre
A Administração do Porto de Lisboa assinalou ainda o crescimento verificado “no número de navios de mercadorias, com uma subida de 13,5%, correspondente a 939 escalas, mais 112 do que em 2023”.
O porto de Lisboa movimentou 5,507 milhões de toneladas de mercadorias, no primeiro semestre deste ano, um crescimento ligeiro de 0,20% em termos homólogos, segundo um comunicado.
A Administração do Porto de Lisboa (APL) destacou a subida de 16% da carga geral, “que movimentou 2,505 milhões de toneladas, impulsionada pelo aumento da carga contentorizada, que foi de 12% em TEU [medida de contentores] e de 16% em tonelagem, com um valor de 2,393 milhões de toneladas”.
A APL deu ainda conta do crescimento verificado “no número de navios de mercadorias, com uma subida de 13,5%, correspondente a 939 escalas, mais 112 do que em 2023”, indicou. Segundo a APL, para este crescimento contribuiu “a grande recuperação do Terminal de Contentores de Alcântara (Yilport Liscont), que registou um aumento, no primeiro semestre deste ano, de 40% em tonelagem movimentada e de 35% em TEU”.
Esta recuperação, assegurou, “advém do aumento da conectividade deste terminal, que conquistou um maior número de escalas” com serviços diretos para os Estados Unidos e para a América do Sul. A APL deu ainda conta do desempenho do Terminal Multipurpose de Lisboa, com “um crescimento de 12% em tonelagem movimentada e de 10% em TEU” em relação a igual período do ano passado.
No que diz respeito aos granéis sólidos, “foram movimentadas 2,259 milhões de toneladas nos primeiros seis meses de 2024, o que corresponde a um decréscimo de 13% face a 2023, que se explica essencialmente pelas quebras ocorridas no Terminal da Silopor Trafaria”. Já no caso dos granéis líquidos, “assistiu-se a uma manutenção nos valores de 2023, ou seja, 742 mil toneladas movimentadas no porto de Lisboa, durante os primeiros seis meses de 2024”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mercadorias movimentadas pelo porto de Lisboa sobem no 1.º semestre
{{ noCommentsLabel }}