#19 As férias de Fernando Pires Gonçalves. Passeios na praia antes de rentrée com “importantes projetos”
CEO da Siemens Logistics Portugal leva três livros na bagagem e admite contacto "seletivo" com o trabalho durante as férias. Passeios na praia são momento de reflexão.
- Ao longo do mês de agosto, o ECO vai publicar a rubrica “As férias dos CEO”, onde questiona os gestores portugueses sobre como passam este momento de descanso e o que os espera no regresso.
Fernando Pires Gonçalves, CEO da Siemens Logistics Portugal e head of business line da Siemens Logistics Europe, fornecedora de logística aeroportuária, acredita que desligar totalmente nas férias “seria tão antinatural que talvez tivesse até um efeito contraproducente”, pelo que mantém um contacto “seletivo”.
Longos passeios na praia são um hábito, durante os quais aproveita para relaxar, até porque antevê uma rentrée “marcada por desenvolvimentos em importantes projetos atualmente em curso em alguns dos principais aeroportos europeus”.
Que livros, séries e podcasts vai levar na bagagem e porquê?
Vou ler “Almas Mortas”, de Nikolai Gogol, “O Mundo de Ontem”, de Stefan Zweig, e “Determined”, de Robert Sapolsky. Nos dois primeiros livros procuro, pela mão de escritores excecionais, ser interpelado a considerar outras realidades e a apreciar novas perspetivas da dimensão humana.
No livro “Determined” pretendo ser desafiado a pensar sobre se de facto existe livre-arbítrio ou se, como defende o autor, as nossas ações são predeterminadas. Tendo uma formação de engenharia, fascina-me a possibilidade de explicar o mundo com leis da Física e outras ciências. Porém, intriga a possibilidade de não existir vontade própria.
Desliga totalmente ou mantém contacto com as equipas durante as férias?
Mantenho algum contacto seletivo, que faço com gosto. Alias, “desligar totalmente” seria tão antinatural que talvez tivesse até um efeito contraproducente.
As férias são um momento para refletir sobre decisões estratégicas ou da carreira pessoal?
Certamente. Há muitos anos que longos passeios na praia se tornaram para mim momentos de reflexão pessoal e também de partilha com pessoas queridas cujas perspetivas me enriquecem e motivam.
Que temas vão marcar o seu setor na rentrée?
O setor aeroportuário depende da estabilidade económica, fator que potencia o investimento em infraestruturas aeroportuárias. Atendendo às minhas responsabilidades na Siemens Logistics Europa, a rentrée vai ser marcada por desenvolvimentos em importantes projetos atualmente em curso em alguns dos principais aeroportos europeus.
O setor dos aeroportos está em grande expansão e em todos os países em que atuamos sentimos a responsabilidade de usar a profunda experiência das nossas equipas para, através de soluções tecnológicas distintivas, criar impacto positivo nos clientes. Ajudando os aeroportos a gerir mais eficientemente as suas infraestruturas de tratamento de bagagens, colaboramos também com as linhas aéreas, com os operadores de handling e contribuímos para proporcionar uma melhor experiência a quem viaja.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#19 As férias de Fernando Pires Gonçalves. Passeios na praia antes de rentrée com “importantes projetos”
{{ noCommentsLabel }}