#30 As férias de Emanuel Proença. Histórias das filhas em vez de podcasts
O CEO da Savannah Resources pretende de facto desligar-se do trabalho durante as férias. Vai estar dedicado à família e amigos, embora leve um livro sobre lítio na mala.
- Ao longo do mês de agosto, o ECO vai publicar a rubrica “Férias dos CEO”, onde questiona os gestores portugueses sobre como passam este momento de descanso e o que os espera no regresso.
O CEO da Savannah Resources, Emanuel Proença, afirma-se confiante na capacidade de desligar durante as férias. “Tenho colegas em quem confio plenamente e que podem gerir o dia-a-dia na minha ausência”, partilha. Nesse sentido, pretende dedicar-se à família: quer ouvir as histórias das filhas em vez de podcasts e quanto a decisões estratégicas, apenas conta tomá-las no que toca ao sítio para jantar. Ainda assim, há um livro, o Lithium, que consegue “penetrar” este descanso e trazer o tema central do seu trabalho até à toalha de praia.
Que livros, séries e podcasts vai levar na bagagem e porquê?
Nestas férias não levo nem séries para ver, nem podcasts para ouvir. O pouco tempo de férias quero passá-lo a aproveitar a praia com as minhas filhas, em família, a ouvir as histórias delas. Talvez possa até fazer um podcast depois, com as peripécias das férias em família! Quanto a livros, vou tentar aproveitar para pôr um pouco a leitura em dia. Estou neste momento a ler A Rainha Ginga, do José Eduardo Agualusa, e levo comigo também um livro mais técnico, mais relacionado com o trabalho, o Lithium de Lukasz Bednarski.
Desliga totalmente ou mantém contacto com as equipas durante as férias?
Tento mesmo desligar totalmente. Fui aprendendo com a experiência que o descanso e as férias são fundamentais para que possamos estar a 100% quando é altura de trabalhar. Tenho colegas em quem confio plenamente e que podem gerir o dia-a-dia na minha ausência. Claro que, em caso de necessidade, me faço disponível, mas não prevejo que seja necessário, a empresa está no bom caminho!
As férias são um momento para refletir sobre decisões estratégicas ou da carreira?
Não, de todo! No meu caso as decisões mais estratégicas durante o período de férias acabam por ser mais relacionadas com os sítios para jantar e para juntar os amigos e família.
Que temas vão marcar o seu setor na rentrée?
Este segundo semestre vai ser muito ativo na área da energia, tanto a nível nacional como internacional. Com o novo Parlamento Europeu e com os novos elencos em Bruxelas importa manter atenção nos processos legislativos que por lá se desenvolvem. Afinal, tantas das políticas que nos impactam são decididas a nível europeu, é fundamental sabermos o que se está a passar. A nível nacional a intensidade não será menor, desde a aplicação na realidade nacional do CRMA [Diploma das Matérias Primas Críticas], à vontade de fazer esta indústria avançar, recuperando ímpeto, por exemplo, em relação a Marrocos (onde se continuam a anunciar novas fábricas a uma velocidade enorme), e tendo por vista a enorme necessidade de crescimento do nosso setor até 2030.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#30 As férias de Emanuel Proença. Histórias das filhas em vez de podcasts
{{ noCommentsLabel }}