Exclusivo Digi arranca pré-lançamento com stand no Alegro Sintra para teste gratuito de fibra

A nova operadora começa a estar presente no mundo físico e quer captar voluntários para testarem a sua rede de fibra. O programa é gratuito e pressupõe a instalação em casa por um técnico.

A nova operadora deverá lançar ofertas comerciais até ao final de novembroHugo Amaral/ECO

A entrada da Digi em Portugal passou esta terça-feira a uma nova fase de pré-lançamento. A operadora de telecomunicações acaba de inaugurar um primeiro stand no centro comercial Alegro Sintra, com o qual pretende atrair consumidores que aceitem testar gratuitamente o seu serviço de fibra ótica, estando mesmo a distribuir panfletos, segundo informações apuradas pelo ECO.

Esta é a primeira presença física oficial da Digi, numa iniciativa que ainda é mais técnica do que propriamente comercial, apesar de os participantes serem potenciais clientes. A operadora tem estado, nos últimos dois anos, a construir redes próprias de fibra ótica e 5G e deverá lançar as primeiras ofertas comerciais ainda este ano, até novembro, estando ainda a realizar testes.

A participação no teste de fibra ótica é voluntária e não pressupõe nenhuma fidelização, mas é requerida confidencialidade. Confirmando-se a elegibilidade da residência do consumidor, é preciso assinar um acordo com um conjunto de termos e agendar a visita de um técnico para instalar o acesso de fibra e um router. A empresa está a selecionar candidatos predominantemente na zona de Lisboa e a facultar acessos com débito até 1 Gbps (gigabit por segundo).

Num panfleto que está a ser distribuído no centro comercial, a que o ECO teve acesso (na imagem), é anunciado que “a Digi está a chegar a Portugal”. “A nossa fase de testes começa agora e é gratuita. Para participar, os candidatos devem concordar com os Termos e Condições para avaliação de Serviços Digi, confirmando a sua intenção de participação”, lê-se nas letras pequenas.

“Os participantes devem escolher quais os serviços que desejam testar, sendo a sua participação sujeita a critérios de seleção e elegibilidade definidos pela Digi, bem como aos serviços em teste em cada momento, segundo o critério da Digi. A participação no período de testes é facultativa e não implica adesão aos futuros serviços comerciais da Digi Portugal”, acrescenta ainda o panfleto. O mote da iniciativa é: “Seja um dos primeiros a testar a fibra da Digi.”

Exemplar do panfleto que a Digi está a distribuir no Alegro SintraHugo Amaral/ECO

Apesar de este programa decorrer por tempo indeterminado, a empresa não está a recomendar aos participantes o cancelamento de contratos com as suas operadoras, visto que a rede ainda não foi lançada oficialmente e funciona melhor numas regiões do que noutras, podendo registar falhas. Quanto à rede móvel, a Digi ainda está a avaliar se a abrirá a testes por consumidores.

O programa de testes à rede de fibra não é novo e já arrancou há algumas semanas. A empresa já estava a captar voluntários através de um formulário disponibilizado no seu site, que continuará a ser o principal canal de captação de consumidores para este teste, disse ao ECO fonte conhecedora dos planos da marca. Mas, com o verão a terminar e o ano prestes a entrar na reta final, a operadora decidiu agora alargar a iniciativa ao mundo físico, abrindo um primeiro stand inserido num centro comercial.

O ECO sabe que este é só um de vários stands que a Digi tenciona abrir ao longo das próximas semanas, pelo que a notícia representa ainda o início de um período em que mais portugueses terão contacto pela primeira vez com a marca, que no início de agosto emergiu como a compradora da Nowo, em dificuldades financeiras depois de falhar a venda à Vodafone, por 150 milhões de euros.

Para outros consumidores, a Digi já é conhecida e aguardada com grande expectativa, devido à política de preços mais baixos do que os da concorrência, com ofertas mais flexíveis e três meses de fidelização, que é praticada em Espanha pela empresa de origem romena. Além disso, os mais atentos já terão notado, na via pública, a presença de técnicos ou carrinhas de matrícula romena identificados pela marca, que podem ser avistados em algumas zonas do país, incluindo em Lisboa.

Ademais, em muitas regiões já é possível ver os pontos de acesso de fibra ótica da Digi nas fachadas de alguns prédios ou no interior. São caixas pretas, de tamanho semelhante ao de uma caixa de sapatos, com a marca Digi gravada na parte da frente. É nestas caixas que são conectados os cabos de fibra ótica que entram na casa dos consumidores.

O ECO contactou fonte oficial da Digi para saber quando serão lançadas as ofertas comerciais e encontra-se a aguardar resposta. Contactado o centro comercial Alegro Sintra, o operador confirmou a abertura de um stand da Digi esta terça-feira.

Em 2021, a romena Digi investiu mais de 67 milhões de euros na compra de licenças 5G no leilão realizado pela Anacom. No dia 2 de agosto, ao confirmar a compra da Nowo ao acionista espanhol, a Digi anunciou que prevê um investimento superior a 500 milhões de euros em Portugal para oferecer uma “gama completa de serviços”. Isso inclui serviços fixos, móveis e televisão, mas a empresa tem tido dificuldades no licenciamento dos canais mais vistos pelos portugueses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Digi arranca pré-lançamento com stand no Alegro Sintra para teste gratuito de fibra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião