EDP vai fornecer eletricidade limpa à Bloomberg a partir de parque híbrido em Espanha

O projeto solar Rabosera, atualmente em fase final de desenvolvimento em Espanha, vai gerar o volume de energia limpa equivalente ao consumo total de eletricidade da Bloomberg na Europa continental.

A EDP, através da EDP Renováveis (EDPR), assinou um contrato de longa duração para o fornecimento de energia com a Bloomberg, a empresa global financeira, tecnológica e agência de notícias, assinalou a elétrica portuguesa através de um comunicado, divulgado esta terça-feira.

Ao abrigo de um acordo a dez anos, o novo projeto solar Rabosera, atualmente em fase final de desenvolvimento em Espanha, vai gerar o volume de energia limpa equivalente ao consumo total de eletricidade da Bloomberg na Europa continental. Este movimento apoia o compromisso da empresa de obter 100% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis até ao final de 2025, ao abrigo de uma iniciativa empresarial global que reúne empresas empenhadas em utilizar apenas eletricidade gerada a partir de energias renováveis.

O projeto híbrido da EDPR integra uma nova central solar juntamente com um parque eólico já em operação, utilizando a infraestrutura de rede existente para reduzir o custo, o tempo, a complexidade e o impacto ambiental dos projetos renováveis, acelerando a transição para uma produção de energia mais limpa no país. O projeto solar está a ser implementado nas proximidades do parque eólico com o mesmo nome, situado entre os municípios de Luna (Saragoça) e Gurrea de Gállego (Huesca), que está em operação há mais de uma década.

“Os projetos híbridos são uma opção forte para aumentar a penetração das energias renováveis e otimizar a utilização da rede, e nós, na EDP, estamos satisfeitos por continuar a implementar esta opção em vários mercados. Com este PPA [Contrato de Aquisição de Energia] associado ao projeto solar Rabosera, podemos contribuir para os ambiciosos objetivos energéticos da Bloomberg e estabelecer uma parceria com outra empresa de renome internacional”, afirma Rocio Sicre, gestor da EDPR para Espanha.

O acordo é “um notável passo em frente na nossa jornada para obter 100% da nossa eletricidade a partir de fontes renováveis certificadas até 2025, bem como no nosso objetivo de redução de emissões líquidas zero até 2040”, afirma Amy Springsteel, diretora de Sustentabilidade da Bloomberg.

Estima-se que este projeto solar produza mais de 14 gigawatts-hora (GWh) por ano, 80% dos quais ligados ao PPA com a Bloomberg e com os atributos ambientais associados garantidos à Bloomberg durante dez anos. Este acordo, o primeiro fora da América do Norte, eleva para nove o número total de PPA de energias renováveis da Bloomberg. Até ao final de 2024, prevê-se que a energia proveniente destes compromissos a longo prazo satisfaça mais de 80% da eletricidade adquirida pela Bloomberg a nível mundial.

A relação entre a Bloomberg e a EDPR começou em 2015, com ambas as entidades a assinarem um contrato de longo prazo para o fornecimento de energia limpa aos escritórios da Bloomberg em Nova Iorque a partir de um parque eólico da EDPR. Na altura, este contrato marcou a maior aquisição empresarial de energia renovável no estado de Nova Iorque.

A EDP já assegurou mais de 70% dos cerca de 10 GW de capacidade total de renováveis para 2024-2026, apresentados na atualização do Plano de Negócios em maio de 2024, informa ainda a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP vai fornecer eletricidade limpa à Bloomberg a partir de parque híbrido em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião