Emissão de vistos para procura de trabalho baixou 24% desde junho

  • ECO
  • 5 Setembro 2024

Desconhece-se, porém, se a diminuição resulta de uma menor procura por parte dos imigrantes ou se são os consulados que estão a levantar mais dificuldades a quem procura entrar no país por esta via.

Nos três meses desde o fim da manifestação de interesse, a média mensal de emissão do visto para procura de trabalho, que permite a uma pessoa permanecer em Portugal durante 120 dias (prorrogáveis por mais 60 dias), baixou 24% em relação à média mensal do total dos 12 meses do ano anterior, caindo de 1.666 vistos para 1.266 vistos emitidos, avança o Público, citando dados fornecidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

A tendência dos vistos de trabalho é idêntica em junho, julho e agosto: a média mensal (733 vistos) foi também inferior à média do ano passado (cerca de 1.080). Porém, estes números não explicam se esta diminuição é fruto de uma menor procura por parte dos imigrantes ou se são os consulados que estão a levantar mais dificuldades a quem procura entrar no país por esta via.

Ao longo dos três meses, a tipologia de visto para procura de trabalho superou a dos vistos de trabalho, seguindo a tendência observada no ano anterior. Segundo o MNE, desde junho e até ao fim de agosto, foram emitidos quase 3.800 vistos para procura de trabalho, enquanto os vistos de trabalho durante este período são pouco mais de 2.200. No total de 2023, os consulados emitiram cerca de 20 mil vistos para procura de trabalho e 13 mil para trabalho, de acordo com o ministério tutelado por Paulo Rangel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emissão de vistos para procura de trabalho baixou 24% desde junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião