Relatório Draghi aponta para maior investimento de seguradoras em empresas

  • ECO Seguros
  • 11 Setembro 2024

O documento destaca a importância de seguros e pensões e recomenda que os fundos invistam diretamente em capital de empresas inovadoras.

O relatório apresentado por Mario Draghi à Comissão Europeia, e divulgado esta terça-feira, destaca a importância de estimular seguradoras e Fundos de Pensões a entrarem diretamente no capital de empresas europeias inovadoras.

“Solvência II é o conjunto de normas que regulam as seguradoras que operam na União Europeia, desenhada para assegurar que as companhias tenham suficiente capital para cobrir a sua exposição ao risco e proteger os segurados”, descreve o Relatório Draghi, recomendando que “uma revisão idêntica dessa regulação deve ser conduzida para os planos de pensões na UE, atualmente a sub-investir em companhias privadas, quando comparados com fundos extra-EU”.

Segundo Draghi, os mercados de capitais europeus estão pouco fornecidos com capitais de longo prazo devido ao sub-desenvolvimento dos fundos de pensões. O relatório aponta que os ativos desses fundos nos Estados Unidos é 142% do PIB, no Reino Unido de 100%, enquanto na Europa é apenas 32%, com quase dois terços concentrados em Países Baixos, Dinamarca e Noruega.

A ponte dos investimentos de longo prazo de seguradoras e fundos de pensões poderá, segundo o Relatório, ser dirigido a empresas inovadoras para capital de risco e para scale-up de empresas através de investimentos diretos ou via fundos de investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Relatório Draghi aponta para maior investimento de seguradoras em empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião