Ensino Superior recebe mais 8 mil alunos na segunda fase de colocação
Apesar de representar uma queda de quase 2% face aos números do ano passado, a taxa de sucesso de colocação subiu para 40,9%, um aumento de 1,1 pontos percentuais em relação a 2023.
A segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior resultou na colocação de 8.029 estudantes, de um total de 19.644 candidatos, conferindo assim uma taxa de sucesso de colocação de 40,9%, mais 1,1 pontos percentuais em relação a 2023.
Apesar de representar uma queda de 1,97% no número de colocados face ao ano anterior e ser o menor número de alunos colocados na segunda fase dos últimos 20 anos, compara com uma queda histórica de 13,6% registada no ano passado, referem os dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) publicados este domingo.
Com estes resultados, o Ensino Superior regista a entrada de 57.992 novos alunos entre a primeira e a segunda fase de colocação, um crescimento de 0,6% comparativamente ao ano passado – não considerando ainda os números da terceira fase de colocação.
Os números divulgados pela DGES revelam assim que 13,8% dos alunos que entram este ano no Ensino Superior chegam pela segunda fase. Esta percentagem compara com uma taxa média de 18,6% registada desde 2004, quando foi incluída a segunda fase de acesso ao ensino superior.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
A Universidade de Lisboa destacou-se como a instituição com maior número de alunos colocados nesta segunda fase, acolhendo 879 novos estudantes. O pódio completa-se com o Instituto Politécnico do Porto, que recebeu 517 alunos, e o Instituto Politécnico de Bragança, com 437 colocações.
Os dados divulgados pelo Ministério da Educação revelam ainda que dos 19.644 candidatos na segunda fase, 4.953 não se tinham candidatado na primeira fase, 5.535 não ficaram colocados, 1.978 ficaram colocados, mas que não se matricularam, e 7.178 ficaram colocados na primeira fase e matricularam-se agora.
É importante notar que os candidatos colocados nesta fase têm entre 16 e 18 de setembro para realizar a matrícula e inscrição junto da instituição de ensino superior onde foram colocados.
Para aqueles que ainda não conseguiram vaga, existe a possibilidade de concorrer à terceira fase do concurso, cujas vagas serão divulgadas a 23 de setembro no site da DGES e os resultados serão conhecidos a 30 de setembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ensino Superior recebe mais 8 mil alunos na segunda fase de colocação
{{ noCommentsLabel }}