Quadrante compra empresa espanhola para criar um dos maiores grupos de engenharia na Península Ibérica

A aquisição da empresa espanhola vai permitir à empresa liderada por Nuno Costa atingir uma faturação superior a 100 milhões de euros já este ano e duplicar a dimensão atual do grupo.

A portuguesa Quadrante comprou a empresa espanhola Meta Engineering, num negócio que vai criar um dos maiores grupos de engenharia da Península Ibérica, segundo adiantou a empresa. O negócio, que deverá ficar concluído em outubro, vai permitir à companhia de engenharia e arquitetura duplicar a sua dimensão atual e atingir um volume de negócios na casa dos 100 milhões de euros em 2024, com 1.100 colaboradores.

A aquisição da Meta Engineering, grupo espanhol líder em serviços de consultoria e engenharia, mobilidade sustentável e produção de energia renovável, vai permitir à empresa portuguesa dar um importante impulso aos seus negócios e expandir a sua presença internacional, assim como “consolidar a sua capacidade técnica para assumir grandes projetos na Europa, Estados Unidos, África e América Latina“, explica a Quadrante em comunicado.

“Esta aquisição constitui um marco no setor, combinando e complementando as capacidades de ambas as empresas para formar um dos grupos de engenharia mais importantes da Península Ibérica”, refere o mesmo comunicado.

A Quadrante já tinha realizado outra aquisição este ano. A companhia concluiu, no início do ano, a aquisição de uma posição maioritária de 60% no capital da 3Drivers, apresentada como a maior consultora de sustentabilidade portuguesa.

A união de forças entre a Quadrante e a Meta traduz-se num enorme reforço mútuo de competências e uma complementaridade geográfica que nos posiciona como um dos principais players ibéricos do setor.

Nuno Costa

CEO do Grupo Quadrante

Nuno Costa, o atual CEO da Quadrante, irá liderar o novo grupo, que terá uma equipa de gestão formada por executivos de ambas as empresas. Enric Font, o atual CEO da Meta Engineering, será acionista no novo grupo e continuará a desempenhar uma função executiva na Meta. “Esta estrutura assegura uma governação sólida, integrando a experiência e a visão dos executivos de ambos os grupos”, explica o comunicado.

A empresa refere ainda que a união entre a Quadrante e a Meta não só duplicará a dimensão atual do grupo, como também reforçará as suas competências técnicas e geográficas. “A união de forças entre a Quadrante e a Meta traduz-se num enorme reforço mútuo de competências e uma complementaridade geográfica que nos posiciona como um dos principais players ibéricos do setor”, adianta Nuno Costa, citado no comunicado.

“A aliança estratégica entre a Meta Engineering e a Quadrante aumenta consideravelmente a nossa presença internacional, elevando para 23, o número de países em que estaremos presentes, o que contribuirá, sem dúvida, para nos posicionarmos em mais mercados como uma referência na mobilidade e energia sustentáveis. Juntos, não só reforçaremos a presença em mercados-chave, como também ganharemos dimensão e capacidade técnica e operacional, o que nos permitirá participar em projetos de maior dimensão e realizar novas aquisições”, acrescenta Enric Font, CEO da Meta Engineering.

De acordo com a empresa, a conclusão da transação, cujos valores não foram divulgados, deverá ocorrer em outubro, assim que cumpridas as condições necessárias e correntes neste tipo de operações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quadrante compra empresa espanhola para criar um dos maiores grupos de engenharia na Península Ibérica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião