Governo afasta coimas a empresas que falhem IVA e retenções na fonte por causa dos incêndios
Prazos do IVA e das retenções na fonte terminam esta sexta-feira, mas empresas que não consigam cumprir, por terem sido afetadas pelos incêndios, não vão ter de pagar coimas, segundo a OCC.
A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) avançou esta sexta-feira que o Governo se comprometeu a não aplicar coimas no caso de as empresas afetadas pelos incêndios falharem os prazos do IVA e das retenções na fonte de IRS.
“Temos estado a falar com a secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais para existir uma solução para todos os prazos que vencem durante esta semana, [pois] alguns contabilistas certificados e empresas ficaram impedidos [de cumprir] por via dos incêndios. Hoje foi-nos dito que está a ser trabalhado um mecanismo de afastamento das coimas para as empresas e contabilistas afetados”, indicou Paula Franco, numa comunicação por vídeo.
A OCC tinha pedido no início da semana ao Governo que prorrogasse esses prazos ou afastasse as consequências do incumprimento, uma vez que as coimas em questão “são elevadíssimas”.
O Executivo recusou, desde logo, prolongar os prazos, sublinhando na altura que, em sede da aplicação das coimas, “logo se arranjaria uma solução”. A Ordem, porém, não ficou satisfeita com esta resposta e avisou que iria alertar para “esta insensibilidade política“. Já esta manhã recebeu indicação de que, afinal, será criado um mecanismo excecional.
“Vamos aguardar o que vai sair. Esperemos que seja claro, objetivo e protetor dos que ficaram prejudicados nestas situações“, salientou Paula Franco na comunicação aos contabilistas. “Felizmente, o bom senso prevaleceu. Espero que o processo seja ágil e não exija recursos a advogados“, frisou a responsável.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo afasta coimas a empresas que falhem IVA e retenções na fonte por causa dos incêndios
{{ noCommentsLabel }}