Procura por carros elétricos usados dispara mais de 100% em agosto
A tendência contrária verificou-se apenas nos automóveis usados a diesel, que ainda assim se mantêm como os mais procurados.
Os veículos elétricos registaram o maior aumento da procura em agosto no mercado de usados, face ao ano passado: ascendeu 103%. No que diz respeito à oferta, o maior crescimento é também dos elétricos, na ordem dos 68%, informa a Stand Virtual, que divulga o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura.
No mesmo mercado, em agosto, a oferta e a procura de carros a gasolina cresceu face ao mesmo mês do ano anterior (8% e 5%, respetivamente). A tendência contrária verificou-se apenas nos automóveis usados a diesel, com uma diminuição da oferta em 13% e da procura em 8%, em relação ao período homólogo.
“Esta evolução deve-se sobretudo ao aumento da oferta da categoria [de carros elétricos], consequência da grande quantidade de novos elétricos vendidos nos últimos anos, que chegam agora ao mercado de segunda mão”, refere Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual.
Apesar disto, os carros a diesel mantêm-se os mais procurados, representando 54% das vendas, seguidos dos carros a gasolina (28%). Os carros elétricos, híbridos a gasolina ou a diesel e híbridos plug-in representam cerca de 15% da procura e cerca de 16% da oferta, em agosto.
As marcas mais procuradas nesse mês foram a Tesla, a Mercedes-Benz e a Hyundai, sendo que na tipologia “elétricos e híbridos” esta lista é encabeçada pelo Tesla Model 3, o Renault Zoe e o Hyundai Kauai.
No que diz respeito a preços, o intervalo de valores que mais aumentou a procura, em 10%, foi dos 15 mil aos 30 mil euros. Quanto ao ano de matrícula, a procura cresceu sobretudo para aqueles com um a três anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Procura por carros elétricos usados dispara mais de 100% em agosto
{{ noCommentsLabel }}